Mindelo, 02 Out (Inforpress) – A candidatura da UCID à Câmara Municipal de São Vicente, liderada por António Monteiro, destaca, entre os seus seis eixos estratégicos, a criação da marca ‘Mindelo’ e do Gabinete de Planeamento Estratégico e a reedificação da política social.
Em declarações à Inforpress, o candidato da União Cabo-Verdiana Independente de Democrática (UCID) explicou que pretende melhorar o funcionamento da CMSV para que ela seja uma “instituição de referência nacional”, com trabalhadores “altamente motivados” e que deixa os munícipes “satisfeitos com a sua performance”.
A segunda aposta, frisou, é a gestão do território e dos solos, para evitar que “se continue a protelar e a hipotecar o futuro da ilha”. Daí propõe criar um Gabinete de Planeamento Estratégico para dar vazão à da política dos solos.
A candidatura da UCID promete “apostar na economia” e “criar a marca Mindelo” para “vender a cidade e a ilha” e terá uma equipa de vereadores com “dinâmica própria” para procurar investimentos externos para que São Vicente produza riqueza e rendimentos para os residentes.
Outro objectivo é redefinir a política social da câmara para clarificar que tipo de apoio é que a câmara vai dar. Isto “para não serem conotados como pessoas que apoiam a cor do partido e não a cor da necessidade”, explicou António Monteiro que quer “melhorar” o ambiente e o saneamento ao introduzir contentores subterrâneos, recolha selectiva e aproveitar o lixo para produzir energia e água, num projecto que “tem financiamento garantido dos Engenheiros Sem Fronteiras da Suécia”.
O candidato quer também apostar na formação profissional dos jovens para que a ilha possa ter “mão-de-obra devidamente capacitada” para ajudar no desenvolvimento da economia e investir na cultura e no desporto, principalmente apoiar as escolas de formação desportiva.
Para além de António Monteiro (UCID), concorrem ao cargo de presidente da Câmara Municipal de São Vicente Augusto Neves (MpD), Albertino Graça (PAICV) e Nelson Lopes (Movimento Más Soncent).
Em São Vicente, para as eleições do dia 25 de outubro, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 53.106 eleitores.
CD/CP//AA
Inforpress/Fim