Autárquicas 2020/São Vicente: Candidatura da UCID propõe construir “pulmões verdes” na ilha

Mindelo, 11 Out (Inforpress) – A candidatura da UCID à Câmara Municipal de São Vicente, liderada por António Monteiro, propõe criar pulmões verdes na ilha, casando o urbanismo e o ambiente para melhorar a paisagem e o ar que se respira.

Esta proposta foi avançada à Inforpress pelo integrante da lista da UCID à CMSV, Samuel Santos, que é arquitecto e ebanista, durante contactos porta-a-porta em Ribeirinha, debaixo de João Évora.

Segundo o arquitecto, a proposta da UCID é casar o urbanismo com o ambiente e trabalhar a urbanização, tendo em conta o lugar em que vai ser implementado, respeitando o meio ambiente e a natureza.

A ideia, explicou, é que tudo onde se possa ter um espaço público serão construídos praças, pracetas, ou áreas verdes e ainda consciencializar as pessoas para proteger o espaço.

“Em São Vicente, temos uma carência enorme de áreas verdes. E, tudo o que estava previsto para ser área verde foi transformado em lote. Temos que pensar em pulmões verdes espalhados”, indicou o arquitecto, acrescentando que uma alternativa para as pessoas não construir em áreas de risco é construir diques nessas áreas e colocar plantas que podem travar a erosão e as enxurradas com a queda da chuva.

Conforme Samuel Santos, “o Gabinete Técnico da CMSV tem dado lotes nas linhas de água e áreas de risco, sem pensar de que forma isso vai interferir no meio e sem levar em conta o mapa topográfico”.

Revelou ainda que “há muitos lotes em lugares apertados e em áreas íngremes” e as pessoas mesmo construindo até o segundo piso as casas ficam muito em baixo do que as da rua detrás”. E como consequência, “quando a chuva cai as pessoas da rua da frente sofrem com desabamento de pedras e terra”, acrescentou.

No seu entender, a urbanização de um local “tem que ser pensada”. E, para isso, “a equipa tem que estar no terreno e deve pegar no levantamento de dados topográficos e interpretá-los, como deve ser, envolvendo as pessoas que moram nessa área”.

Além da zona de Ribeirinha, hoje a UCID esteve em contactos porta-a-porta nas zonas de Lameirão, Mato Inglês, Salamansa, Baía e Norte de Baía.

Nas autárquicas de 2016, em São Vicente, concorreram Augusto Neves, pelo MpD, que teve maioria absoluta na câmara com 48,97 por cento (%) dos votos, António Monteiro (UCID), que conseguiu 28,28%, e Alcides Graça (PAICV) que teve 20,75%.

Em São Vicente, para as eleições do dia 25 de Outubro, estão inscritos 52.686 eleitores (mais 884 em relação ao escrutínio de 2016), dos quais 177 cidadãos estrangeiros, distribuídos por 142 mesas de voto.

Em São Vicente, para as eleições do dia 25 de Outubro, estão inscritos 52.509 eleitores (mais 707 em relação ao escrutínio de 2016), distribuídos por 192 mesas de voto.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).

CD/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos