Calheta, 10 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV- oposição) à Câmara Municipal de São Miguel, João Carvalho, prometeu aos pescadores investimentos em embarcações de qualidade, ancoradouro e arrastadores de bote para melhorar as suas vidas.
Sendo o município de São Miguel uma zona com forte componente pesqueiro, João Carvalho, que procura uma oportunidade para liderar a equipa camarária em São Miguel, quer trazer para à centralidade todas as potencialidades deste município, que, a seu ver, foi “relegado ao segundo plano”.
“A pesca é um sector muito importante e queremos dar apoio a todos os pescadores, desde o momento que saem para a faina, mas com um bote de mais qualidade para que possam ir mais distante e trazer peixe de maior qualidade”, disse, prometendo ainda apoio aos pescadores no sentido de conseguirem colocar no mercado pescado de melhor qualidade e com melhor conservação.
Para aumentar o rendimento dos pescadores, este candidato pretende rever o contrato de atribuição da Casa do Mar, cuja gestão é partilhada entre um privado e a associação de pescadores, e fazer com que a casa de gelo seja gerida somente pela associação para que possam tirar mais rendimentos.
Para além disso, sublinhou, vão investir num ancoradouro e arrastador de botes para que quando os pecadores voltarem da pesca, cansados, terem uma máquina que os vai ajudar a retirar as embarcações do mar, “sem nenhum esforço”.
No dia de hoje a equipa do PAICV, que está a cumprir as normas de prevenção da covid-19, está na localidade de Manguinho, arredores do centro da cidade, para mais um contacto com o eleitorado a quem pede uma oportunidade para dar o seu contributo para o desenvolvimento de São Miguel.
Este diz que não está nesta corrida para “embelezar” somente a cidade, mas sim para transformar a vida dos micaelenses.
João Carvalho, que faz dupla com Carla Carvalho (candidata à Assembleia Municipal) nesta candidatura “Por Amor a São Miguel”, assegurou que todos esses projectos são para valorizar as pessoas.
“Todos os nossos projectos estão focados nas pessoas, na geração de riqueza, na melhoria da qualidade de vida dos micaelenses e também dando mais dignidade aos micaelenses”, finalizou.
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, em São Miguel, três candidatos, tendo o MpD (Herménio Fernandes) conquistado a câmara com 4.146 votos (69,35%), o PAICV (Carla Carvalho) alcançado 1.518 votos (25,39%) e o PP (Alberto Correia) 125 votos (2,09%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Miguel, estão inscritos nos cadernos eleitorais 10.218 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 9.468, dos quais 5.978 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AM/CP
Inforpress/Fim