Calheta, 22 Out (Inforpress) – O candidato a sua própria sucessão à Câmara Municipal de São Miguel, pelo Movimento para a Democracia (MpD-Poder), considerou que as afirmações do seu adversário demonstram a sua “desorientação total e incapacidade” de encarar uma “luta política normal”.
O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) João Carvalho acusou Herménio Fernandes, edil cessante de São Miguel, de estar a fazer obras em “cima da hora e de péssima qualidade” por causa de “desespero”, o que o deixa preocupada com a saúde mental do seu adversário.
Em reacção, Herménio Fernandes que esteve, na tarde de quarta-feira, na comunidade de Aguadinha, na Ribeira de São Miguel, disse à Inforpress que quem está “desorientado” e talvez com “problema mental” é o seu adversário.
“Em primeiro lugar, eu sou candidato e não estou a exercer as funções e não posso estar a fazer obras porque estou na campanha, se calhar o meu adversário não está em São Miguel e nem sabe o que está a passar (…). Todas essas afirmações do meu adversário demonstram claramente a sua desorientação total e a sua incapacidade de encarar uma luta política normal”, disse, ajuntado que o seu adversário está a “inventar coisas”, o que demonstra que ele está com “alguma alucinação”.
Herménio Fernandes vai mais longe e diz que o PAICV não tem espaço neste concelho, e a percepção que estão a ter é que parece que foram “empurrados a candidatar-se”.
Essas afirmações, sublinhou, só mostram o “carácter e impreparação” do seu adversário para encarar um embate eleitoral.
Deixando as acusações de lado e falando especificamente da localidade de Aguadinha, o cabeça de lista do MpD aponta como primeiro compromisso, caso mereça mais uma vez votos de confiança dos micaelenses, a construção da estrada.
“Em princípio em Dezembro de 2020 ainda vamos iniciar o calcetamento de estrada para que em Fevereiro, junto com o primeiro-ministro, inaugurá-la. Pelo trabalho que já fizemos na melhoria não tenho dúvida de que somos o único que está em condições de trabalhar”, enfatizou.
Prometeu ainda concretizar o projecto “uma família um turista” para impulsionar o desenvolvimento do turismo rural, apoiar as vendedeiras ambulantes para formalizarem os seus negócios, apostar fortemente no transporte escolar, entre outros.
Tendo já percorrido todas as localidades, a caravana do MpD vai hoje encetar alguns contactos personalizados.
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, em São Miguel, três candidatos, tendo o MpD (Herménio Fernandes) conquistado a câmara com 4.146 votos (69,35%), o PAICV (Carla Carvalho) alcançado 1.518 votos (25,39%) e o PP (Alberto Correia) 125 votos (2,09%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Miguel, estão inscritos 10.218 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 9.468, dos quais 5.978 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AM/CP
Inforpress/Fim