João Teves, 12 Out (Inforpress) – Victor Baessa, candidato a presidente da Assembleia Municipal em São Lourenço dos Órgãos, está convicto de que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) vai regressar ao comando da autarquia local.
Embora considere esta campanha “atípica” e as eleições imprevisíveis devido à conjuntura da pandemia de covid-19 impositora de restrições, Victor Baessa, ex-autarca deste município, defende que é “possível ganhar estas eleições com a elaborada intervenção estratégica e o esforço de pequenos grupos coesos que, no terreno, cumprem as orientações das autoridades sanitárias e da Comissão Nacional de Eleições.”
Victor Baessa dirigiu a Comissão Instaladora do Município de São Lourenço dos Órgãos em Julho de 2005. Três anos depois concorreu e ganhou, pela primeira vez, as eleições autárquicas de 2008 como candidato do PAICV à presidência da câmara municipal repetindo a proeza em 2012. Mas em 2016 sucumbiu face ao seu actual adversário Carlos Vasconcelos.
“A nossa equipa é renovada e muito jovem. O nosso programa é ambicioso nos aspectos ligados ao trabalho social e comunitário”, disse, para acrescentar a intenção do seu partido em sensibilizar, pedagogicamente, a população na escolha consciente da melhor equipa com ideias claras e projectos que sirvam os desejos e a vontade da população nos próximos quatro anos.
Uma campanha de nível, sem individualização e manipulação, é perspectivada pelo candidato à presidência da assembleia municipal. “Temos um conjunto de programas e projectos já elencados na nossa plataforma eleitoral e fundamentais para consolidar os ganhos do município no seu percurso de 2005 a 2016 e vamos retomar os grandes projectos”.
Desde o acesso aos serviços básicos como 100 por cento de cobertura de água e electrificação do município, melhoria das condições habitacionais e sanitárias, formação profissional e superior e promoção do auto-emprego, estão na calha.
Os dados recolhidos no terreno pela equipa do PAICV abrem portas para uma vitória a 25 de Outubro, devido, em grande parte, pelas actividades da pré-campanha feitas durante duas a três semanas. “Estamos apenas começando, mas a caminhada feita anteriormente indica-nos que a vitória é nossa”, reforçou.
Nas eleições de 2016, no concelho de São Lourenço dos Órgãos, concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AT/ZS
Inforpress/Fim