Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: “Todas as zonas são bastiões do MpD”, Carlos Vasconcelos

João Teves, 16 Out (Inforpress) – O candidato do MpD considera que, com a governação dos últimos quatro anos, todas as zonas do município de São Lourenço dos Órgãos tornaram-se bastiões do seu partido, daí acreditar numa vitória com “larga maioria” a 25 de Outubro.

Quem o diz é Carlos Vasconcelos candidato à sua própria sucessão e cuja caravana passou por Pico d’Antónia onde prometeu à população a edificação de uma Unidade Sanitária de Base e apoio às famílias na reabilitação das suas casas e construção de casas de banho.

“Com estas medidas, criamos as condições básicas para alberga o futuro programa do Ministério do Turismo denominado ‘uma família, um turista’. As famílias terão as condições necessárias para receberem turistas e recolherem algum rendimento”, frisou.

Para além de novas promessas no cimentar da confiança, a delegação “ventoinha” apresentou à comunidade as contas das obras concretizadas nos últimos quatro anos nas localidades de Pico da Antónia. A zona, segundo Carlos Vasconcelos, foi desencravada. As viaturas podem rodar agora até perto do Pico da Antónia.

Foram reabilitadas as casas de algumas famílias e agilizou-se o acesso à água nas localidades de Cutelo Moreno, Benfica, Chã de Curral que tinham carência de água. “Reabilitamos e equipamos a Unidade Sanitária de Base. Foi desencravada a zona de Laranjeira onde não havia circulação de bens e serviços”, ajuntou o candidato.

As zonas altas aguçam a apetência das candidaturas. Para o MpD, isso acontece porque o estudo sócio-económico do município as aponta como as mais vulneráveis do concelho, onde os jovens têm menor possibilidades de aceder ao ensino e as famílias dificuldades em gerir um negócio privado ou desenvolver um auto-emprego.

“Trata-se de uma zona que necessita de muita atenção por parte das autoridades que devem agir no sentido de diminuir a assimetria no interior do município e torná-lo mais inclusivo. A regra geral da gestão determina que a atenção dos governantes seja centrada nas regiões mais desfavorecidas de um território”, disse Carlos Vasconcelos.

O Pico da Antónia, com 1.394 m de altitude, é o ponto mais elevado da ilha de Santiago, no arquipélago de Cabo Verde. Tem origem vulcânica e fica situado a 5 km a sudeste da Assomada, a 3,5 km a sul de Picos, a 5 km a oeste-sudoeste de João Teves e a 7 km a oeste-noroeste de São Domingos numa das cordilheiras de montanhas que atravessam o interior da ilha.

Nas eleições de 2016, em São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos