Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: PAICV controla desinformação propalada pelo adversário

João Teves, 22 Out (Inforpress) – A disseminação de “desinformação desenfreada” entre a população “a troco de votos imorais” e movimentos de estranhos na candidatura adversária deixam apreensiva a candidatura do PAICV que tenta controlar o fenómeno que surge na ponta final da campanha.

António Fernandes, candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), denunciou o que considera ser novos elementos introduzidos agora na ponta final da campanha.

“Temos de controlar movimentos estranhos que se verificam na candidatura adversária que propaga desenformação desenfreada a troco de conseguir votos de forma ilegal, anormais e imorais. Estamos focados no controlo, no acompanhamento para que a verdade eleitoral se imponha neste acto de 25 de Outubro. Se a verdade eleitoral se impuser, com certeza que o PAICV sairá vencedor com votos de São Lourenço dos Órgãos” – garantiu.

Esta certeza na vitória advém do périplo feito em todo o território, cujas comunidades transmitiram à candidatura as suas “expectativas e ansiedade de se registar uma mudança”.

A preocupação agora do PAICV é consolidar o diálogo estabelecido e informar a população de que o dia 25 de Outubro é “importante” e que a votação é apenas num dia e “não em dois como propaga os nossos adversários. É grave por ser uma tentativa de desvirtualizar a intenção de voto, por saberem que a população vai votar massivamente no PAICV no dia 25 de Outubro”.

“Fomos a Rubon (Ribeirão) Galinha apelar para o voto na equipa que dá garantia para uma boa governação nos próximos quatro anos”, disse António Fernandes para acusar que a candidatura adversária segue os seus passos enfurecido o que “configura um desespero” e obriga-o a acalmar os seus companheiros.

Durante toda a campanha a candidatura preocupou-se em fazer cumprir as directrizes emanadas da Comissão Nacional de Eleições relativamente à pandemia do novo coronavírus para não pôr em causa a vida dos membros dessa candidatura e a dos eleitores.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos