Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: MpD vai abastecer em água 100% dos laurentinos

João Teves, 14 Out (Inforpress) – Carlos Vasconcelos e a caravana do MpD voltaram, esta terça-feira, à localidade de Boca Larga, num dia com sol a pique, visitando outras povoações, seguindo depois para Poilão Fonseca e Levada.

Diálogo pessoal, explicar o projecto para a zona e satisfazer as preocupações de um ou outro cidadão sobre determinada actividade não efectuada no mandato anterior foi a táctica possível utilizada por esta candidatura em tempo de coronavírus.

A reabilitação de 20 casas, outras tantas casas de banho e a construção de 30 cisternas são algumas realizações e marcas da governação nas localidades de Boca Larga.  Mas também a construção e reabilitação da estrada, em parceria com o Governo, que começa da Ponte de Ferro até Fundura é outra realização que pode “não ser concluída, se se votarem na outra candidatura”, alertou o candidato à sua própria sucessão.

No entender de Carlos Vasconcelos, o adversário pode depois desculpar-se de que o financiamento era insuficiente. “São 11 quilómetros de estrada em asfalto. Estamos convencidos de que cumprimos o essencial desta comunidade. Agora precisamos de vós no dia 25 de Outubro”, sublinhou.

A câmara municipal, segundo o cabeça de lista do MpD, desembolsa 2.400 escudos (transporte) para cada criança estudar nos Órgãos. “Esta zona tinha uma alta taxa de abandono e conseguimos, juntamente com o Ministério da Educação, reduzi-la a zero”, destacou.

Quarenta jovens mulheres solteiras, chefes de família, foram formadas no Centro Multiuso de Boca Larga e algumas no Centro de Transformação de produtos alimentares, em São Jorge, explicou Carlos Vasconcelos para referir que “15 delas receberam pacote de ferramentas da parte da Solmi para iniciar seu próprio negócio”.

Ao som da palavra de ordem: “Nhu Manitu Bomba ki bai ki torna bem”, numa alusão aos adversários que estiveram 11 anos à frente do município, Victor Baessa (como presidente da câmara) e António Fernandes (presidente da assembleia) e que regressam agora após “quatro anos de ausência forçada”, a caravana seguiu para as localidades de Poilão Fonseca e da Levada.

Encontros individualizados e explicações do mandato findo, ao jeito da devida prestação de contas, e solicitação de apoio nas urnas para a reeleição eram a tónica da conversa entre os grupos do MpD e os diversos elementos da população.

Também são apresentadas as promessas da reabilitação da estrada da Levada e da reabilitação de 450 casas em todo o município. O próximo mandato vai ter como um dos marcos a adução da água potável a todo o município, a 100 por cento.

“As famílias estão satisfeitas com o nosso trabalho, reconhecem o que temos feito. Estamos convencidos de que sairemos vitoriosos a 24 de Outubro”, afirmou Carlos Vasconcelos.

Nas eleições de 2016, em São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos