João Teves, 11 Out (Inforpress) – O polivalente da cidade de João Teves recebeu hoje a caravana do MpD para apresentação dos seus candidatos à gestão do município de São Lourenço dos Órgãos.
A maioria dos candidatos tem formação superior, representando várias zonas, numa clara manifestação de que a competência estava do seu lado.
Os candidatos foram chamados ao palco sendo efusivamente aplaudidos. Emanuel Borges, candidato à presidência da Assembleia Municipal, que pediu a renovação do mandato, enalteceu a obra deixada durante os últimos quatro anos, em São Lourenço dos Órgãos, e coincidente com o mandato (2016/2020) de Carlos Vasconcelos “Lela“.
Quatro anos de muitos desafios e realizações, começou por frisar o candidato a segundo mandato, Carlos Vasconcelos. Perante Gilberto Silva, alto dirigente do MpD, jurou que o seu primeiro propósito governativo é o desenvolvimento da economia local no intuito de proporcionar uma vida digna às populações.
“Vamos trabalhar para formalizar a actividade económica informal para tornar sustentável os nossos negócios”, disse.
Carlos Vasconcelos reforçou que a pecuária deve tornar-se uma actividade rentável e atractiva para os jovens e que vai dinamizar com vigor o comércio, a cultura, o turismo e de tudo fazer para que os “turistas pernoitem no concelho e consumam os nossos produtos”. Prometeu descentralizar, informatizar e digitalizar os serviços camarários, criando nas zonas altas uma delegação municipal dotada de 5 por cento das receitas municipais.
Conforme referiu, vai desenvolver acções negociais com o Governo no sentido de ter no concelho uma delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, instalar um auditório cultural para os artistas locais e restaurar as antigas residências de São Jorge para albergar visitantes e turistas no concelho.
“Prometo um trabalho abnegado, juntamente com os agentes económicos locais, na criação de uma marca para o queijo local e o asfaltamento da estrada Ramal/Longueira.
“Já dotamos 100 habitações com casa de banho próprias. Neste mandato, vamos contemplar 200 habitações, restauramos as casas de 214 famílias e neste mandato vamos beneficiar 450 famílias” disse para lançar a farpa aos adversários: “Este é o Lela mau? Ficamos aqui, continuamos aqui até 2024”.
O candidato a presidente da Assembleia Municipal, Emanuel Borges, anunciou batalhar no sentido de se dotar a Assembleia Municipal de um espaço próprio e autonomia financeira para esta instituição municipal deliberativa.
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).
Para as próximas autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).
A nível nacional, participa nestas eleições um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AR/FP
Inforpress/Fim