Autárquicas 2020/São Filipe: presidente cessante devia ter vergonha e revisitar a lixeira municipal – candidato UCID

São Filipe, 10 Out (Inforpress) – O presidente cessante da câmara de São Filipe, Jorge Nogueira, devia ter vergonha e revisitar a lixeira municipal e o caos que representa e que prometeu resolver durante o seu mandato sem o concretizar.

A caravana da União cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) no quadro da acção de campanha, visitou a lixeira municipal a céu aberto e o matadouro que no dizer do candidato Pedro Ribeiro podia ser resolvido se o presidente cessante tivesse visão, já que mora a escassos metros da lixeira.

“O PAICV, porque também tem culpa no cartório, não fala da lixeira”, referiu Pedro Ribeiro, para quem o ambiente é uma das questões que quer “trabalhar e trabalhar bem”, após a sua eleição a 25 de outubro.

“Cabo Verde aderiu ao programa das Nações Unidas, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas o país não vai cumpri-lo, porque não tem uma política de ambiente séria, e São Filipe não leva muito a sério esta situação”, disse Pedro Ribeiro.

O candidato observa que a candidatura quis conhecer aquilo que chamou de “triste realidade e uma vergonha ter pessoas a conviverem com o lixo”, e perceber que não existe separação e tratamento do lixo depositado perto de residências, unidades turísticas, hospital e de uma área balnear.

Segundo o mesmo, é preciso acabar com esta realidade triste e a UCID propõe um programa municipal de ambiente em que está incluído a construção de um verdadeiro aterro sanitário nos arredores de São Filipe para tratar o lixo convenientemente, assim como encontrar outra forma de tratar os resíduos, nomeadamente compostagem para que não fique a céu aberto.

A outra questão que preocupa a candidatura de UCID e que constitui um atentado a saúde pública, é a situação em que funciona o matadouro municipal, situação que igualmente, Pedro Ribeiro, considera que deve envergonhar o presidente cessante que fala tanto de ambiente no município.

Além de construir o aterro sanitário, a proposta da UCID para este sector inclui a construção de um matadouro municipal com as condições necessárias para servir os operadores e garantir que a população esteja a consumir produtos de qualidade por se tratar de uma questão de saúde pública.

Hoje, os candidatos vão estar em contacto porta a porta nos bairros de Santa Filomena e Beltches e no período da tarde na zona de Ponta Verde.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MPD (Jorge Nogueira) alcançado 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) alcançado 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) alcançado 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de votos, mais 1.224 eleitores que em 2016 cujo número de inscritos era de 14.307 distribuídos por 52 mesas de assembleias de votos, dos quais 8.970 votaram.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro), São Vicente (um).

JR/DR
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos