Autárquicas 2020/ São Filipe: PAICV apela aos munícipes a denunciarem qualquer tentativa de compra de consciência

São Filipe, 20 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às eleições de 25 de Outubro em São Filipe, apelou hoje aos munícipes a denunciarem qualquer tentativa de compra de consciência e votar de forma consciente.

O cabeça de lista do PAICV para a câmara, Nuías Silva, lançou esse repto na sua intervenção após visitar o centro do município, acompanhado pela presidente do partido, Janira Hopffer Almada.

Na ocasião, explicou que a presença da presidente do partido significa confiança reforçada de vitória.

Segundo disse, é uma “onda de vitória imparável neste momento”, com pessoas de todos os quadrantes que estão a mobilizar-se para “dar um não e basta” a todas as tentativas à dignidade dos são-filipenses, distribuindo materiais de construção “descaradamente” na tentativa de compra de consciência das pessoas.

Afirmou que a própria Comissão Nacional de Eleições (CNE) já deliberou no sentido de suspender essas ofertas que, como disse, “são tentativas de compra de consciência que a câmara está a fazer”, pelo que a CNE já instruiu também a Polícia Nacional para fiscalizar os pontos onde essa prática tem acontecido.

“Isso é sinal de desespero, de que estamos perante uma candidatura adversária sem ideias, sem projectos e que não tem conseguido mobilizar os munícipes, tentando assim utilizar outras formas para reverter a verdade eleitoral”, disse.

Nuías Silva avançou que a candidatura do Movimento para a Democracia (MpD), liderada por Jorge Nogueira. já pôde contar nesse lapso de tempo com a visita de todo o “staff do Governo, do Parlamento e do partido”, para tentar ajudá-la, perante sinais claros de que está a enfrentar um adversário “muito forte e com ideias”.

Por seu turno, Janira Hopffer Almada sublinhou que a candidatura do PAICV está com grande dinâmica e força, com muito entusiasmo, esperança, juventude e com todos a acreditarem que “São Filipe merece mais visão estratégica”, para o aproveitamento de oportunidades de todas as valias.

“São Filipe está estagnado com essa equipa camarária cessante e esse Governo central e precisa passar para um novo patamar”, disse Janira Hoffer Almada, “porque há pessoas capazes, com vontade e valorizar o município e a ilha do Fogo”, pontuou.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, está inscrito nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleia de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).

HR/FP/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos