São Filipe, 11 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) às autárquicas em São Filipe prometeu criar um programa especial destinado aos mais idosos, garantindo que tenham uma “velhice com maior dignidade”.
O cabeça de lista do partido à câmara, Nuías Silva, esteve na localidade de Cobom, onde pôde constactar um número considerável de idosos, pelo que apontou haver falta de políticas concretas para a terceira idade.
Nesta linha, destacou que a sua plataforma já tem um programa especial para esta camada, nomeadamente o cartão 64+, que dá direito a todos com mais de 60 anos de idade, sem reforma, sem qualquer tipo de rendimento ou trabalho, possa viver com mais dignidade.
Segundo explicou, esse cartão irá permitir a classe dessa faixa etária ter descontos em vários serviços dentro do município, nomeadamente nas consultas e análises e acesso gratuito a todos os serviços municipais que são cobrados.
“Esta é uma das nossas grandes ambições, permitir aos mais idosos terem uma velhice saudável e com mais dignidade”, afirmou o candidato.
Nuías Silva avaliou também que ao longo desses quatro de governação do Movimento para Democracia (MpD, posição), à frente da autarquia, tem-se assistido alguma “discriminação” relativamente aos graves problemas sociais.
Reiterou que já hora de se fazer justiça, propondo ajudar as pessoas na requalificação das suas casas, através do projecto Nha Casa, considerando ser um “projecto transparente” e que trabalha juntamente com operadores económicos, com a diáspora e outros parceiros, no âmbito da cooperação descentralizada.
“Assim, queremos levar a cabo um amplo programa de reabilitação e de melhoria das habitações sociais no município”, ressaltou.
O candidato salientou ainda que as suas “propostas têm sido bem aceites pelos munícipes”, não só da parte dos apoiantes do PAICV, como também dos do MpD, sublinhado que este é o significado de que as pessoas acreditam na sua liderança para desenvolver o município.
“Votar no próximo dia 25, votar em Nuías Silva e PAICV, não significa votar apenas no partido, mas sim votar no melhor projecto e na melhor equipa para o desenvolvimento de São Filipe”, frisou.
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Filipe, estão inscritos 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016, dos quais 8.970 votaram).
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).
HR/CP
Inforpress/Fim