São Filipe, 12 Out (Inforpress) – O candidatura do Movimento para a Democracia (MpD, posição) em São Filipe quer ter maioria qualificada nas eleições de 25 de Outubro, uma aposta para “dar continuidade aos importantes projectos” implementados no município nos últimos anos.
O cabeça de lista do MpD à câmara, Jorge Nogueira, fez esta afirmação após uma visita à localidade de Cobom, apontando que a “vitória do seu projecto está garantido”, almejando, no entanto, a maioria qualificada.
“É certeza de que vamos ganhar e todos os votos serão importantes para garantir a maioria qualificada”, frisou.
Conforme a sua mensagem para os munícipes, esta confiança “é fruto do trabalho” realizado nos últimos quatro anos, e os dois comícios feitos até agora, nas localidades de Congresso e em Cobom “demonstram, claramente, a força da sua plataforma”.
O candidato destacou que na localidade de Cobom vários investimentos foram feitos, traduzindo-se no empenho da câmara em dar melhores condições aos munícipes, com obras de rua pedonal, praça, entre outras.
“Para o próximo ano, temos um projecto para asfaltar toda a rua principal, aproveitar todos os lugares vazios para transformar em lugares onde crianças podem conviver”, assinalou.
Jorge Nogueira disse que um dos principais problemas em Cobom é a habitação, por isso propôs a continuidade de um programa de reabilitação de moradias e dar acesso a luz e água para toda a comunidade.
Referiu também à importância dos jovens continuarem seus estudos, uma vez que essa aposta “tem reflexo directo” no emprego, por isso, avançou, irá apoiar todas as famílias que não têm condições de arcar com os custos dos filhos que queiram prosseguir os estudos.
“Todos que não puderem pagar propinas, a câmara e o Governo, através do Fundo de Formação, vão pagar as propinas, dando possibilidade aos jovens de terem um futuro mais digno.
O candidato do MpD tem agendada para hoje visitas às localidades de Velho Manuel e Domingos Ledo, além da apresentação da plataforma na sede principal de candidatura.
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Filipe, estão inscritos nos cadernos eleitorais 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016).
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
HR/CP
Inforpress/Fim