São Domingos, 08 Out (Inforpress) – A candidatura da plataforma independente “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, iniciou a campanha eleitoral na localidade de Chaminé, onde, segundo o candidato à presidência da Câmara Municipal de São Domingos, “falta quase tudo”.
Mesmo debaixo de chuva e com estrada de difícil acesso, a candidatura preferiu fazer a abertura oficial da campanha com objectivo de levar uma “mensagem de esperança” para a população deste povoado.
“Na localidade verificamos aquilo que já suspeitávamos: continua praticamente igual, com as 20 casas que não tem nada. Chaminé não tem nenhuma estrada de acesso. Para sairmos de lá com a chuva tivemos que improvisar dois troços de calceta, a localidade continua sem energia, mesmo com solução de energia renovável. As pessoas estão com energia com base no improviso e em outras soluções que inventaram”, anotou.
Por isso, prometeu às pessoas que, ganhando as eleições à Câmara Municipal de São Domingos, a plataforma vai gizar soluções para que a comunidade tenha o mínimo de autonomia com energia, acessos e melhoria da qualidade de vida.
“Nos levamos uma mensagem de presença e esperança para dizer a esta população que, ganhando a plataforma na Camara Municipal de São Domingos, localidades com a Chaminé, mesmo com 20 casas ou 10 casas vamos estar presentes e pensar as soluções para que estas comunidades tenham o mínimo de autonomia”, disse.
Tendo como slogan “São Domingos: Uma cidade e localidades para as pessoas. São Domingos Primeiro”, a candidatura “Ami é San Domingus” apresenta uma estratégia baseada em 20 medidas, sendo umas de políticas gerais, desde as mudanças no modelo autárquico e outras que vão ser introduzidas nas localidades.
Milton Paiva entende que o município poderá, com as suas potencialidades territoriais, os recursos e capacidades endógenos, tais como a agricultura, a pecuária, a pesca, o turismo e parcerias público-privadas, ser uma zona de extensão da grande área metropolitana da Praia, uma zona industrial e tecnológica e com desemprego baixo.
Para além de Chaminé, visitada debaixo de chuva, a candidatura “Ami é San Domingus” visitou a localidade de Milho Branco de onde o candidato Milton Paiva é natural.
Nas eleições de 2016, concorreram dois candidatos, tendo o MpD (Clemente Garcia) conquistado a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município um total de 9.658 eleitores.
Para além de plataforma “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, concorrem para eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas de MpD, encabeçada por Clemente Garcia e do PAICV, por Isaías Varela.
Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).
MJB/CP
Inforpress/fim