São Domingos, 12 Out (Inforpress) – O candidato do MpD à Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, promete uma forte aposta no programa de reabilitação das habitações degradadas e propõe duplicar o número de casas reabilitadas, se for eleito para o segundo mandato.
Durante os cinco dias de contactos porta-porta, e por todos povoados que visitou, Clemente Garcia foi confrontado com o problema de habitação, de pessoas/famílias com medo de ver o tecto a desabar-lhes nas suas cabeças.
O candidato que concorre à sua própria sucessão disse que a questão da habitação é uma das prioridades, tendo já no primeiro mandato reabilitado mais 200 casas, algumas ainda em obra.
Para o segundo mandato, que afirma será de continuidade dos projectos, propõe chegar a cerca de 500 casas para resolver aquele que é o maior problema do município de São Domingos.
“Nós estamos a falar com as pessoas no sentido de confiarem nesta candidatura renovada, jovem, uma candidatura de continuidade porque temos muitos projectos já financiados que não podem parar e que vamos continuar a ajudar as pessoas a reabilitar as suas casas”, disse.
Clemente Garcia garantiu que é uma meta perfeitamente alcançável, já que conta com a parceria de um governo amigo, uma equipa renovada e muito bem preparada.
Garcia rejeita a crítica da candidatura concorrente, neste caso o PAICV, sobre a questão habitação, já que conforme adiantou São Domingos é um dos poucos municípios que ficou sem ser beneficiado pelo programa casa para todos implementado pelo governo anterior suportado pelo PAICV.
“Quando vejo alguns candidatos com alguma demagogia e populismo à mistura a falar de habitação, de casas, ficamos a rir porque se de facto o Governo do PAICV apoiasse a Câmara Municipal de São Domingos na reabilitação de casas, hoje, se calhar não teríamos esse problema”, disse adiantando que o Governo do PAICV durante os 15 anos de governação “sufocou” a autarquia de São Domingos.
Hoje a candidatura do MpD com o seu lema “Juntos para fazer ainda mais por São Domingos” realizou contactos personalizados nas localidades de Caiada, Monte e Covão de Engenho.
Para além do MpD, liderado por Clemente Garcia, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos, as listas da plataforma “AmiéSanDomingus” liderada por Milton Paiva e do PAICV, por Isaías Varela.
Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
MJB/FP//CP
Inforpress/fim