São Domingos, 09 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, visitou hoje a zona Rui Vaz, onde pediu um segundo mandato para resolver os problemas de habitação e desemprego jovem.
Clemente Garcia, que concorre à sua própria sucessão, afirma que tem marcas nesta zona alta do município de São Domingos em matéria de requalificação, mas diz-se consciente que ainda falta muito trabalho a fazer para garantir dignidade às famílias.
“Estamos conscientes que a habitação é um grande problema que temos neste momento no concelho e na zona de Rui Vaz. Já fazemos várias reabilitações e vamos continuar a fazer mais para que as pessoas vivem com mais dignidade e segurança”, disse.
Para além de substituir os tectos das casas, adianta ter na forja um projecto para que as pessoas tenham uma casa de banho.
Rui Vaz, de acordo com o candidato do MpD, é uma “zona especial, com um microclima que faz inveja para muitos lugares” e propícia para o desenvolvimento do turismo de montanha.
Para além da requalificação do miradouro de Rui Vaz, obra primeiro mandato, adianta que a edilidade, sob a sua presidência, ganhou mais um projecto do programa “Cidades seguras e sustentáveis”, no sentido de complementar o trabalho já realizado, contribuindo para dinamizar ainda mais o turismo de montanha por esta via atacar desta forma o desemprego jovem.
“Neste momento, fruto desta visão está já em formação de um grupo de jovens de Rui Vaz na área de guia turísticos por forma que possam estar mais preparados e munidos de informação para trabalhar na área do turismo e com isso estaremos a contribuir para diminuir o desemprego jovem em Rui Vaz”.
Clemente Garcia pede voto de confiança para chegar nas localidades mais recônditas de município e que não foram beneficiadas no primeiro mandato.
“São cerca de 38 povoados. Portanto é impossível em quatro anos chegar a todos os povoados. Portanto, nós estamos a levar essa mensagem de esperança, para que tenham consciência de que já fizemos em outros povoados e que vamos chegar a todas localidades”, disse.
Para além do Rui Vaz, a candidatura do MpD, que tem como lema “Juntos para fazer ainda mais por São Domingos” vai estar na zona de Pedra Galinha. Inicialmente estavam previstos contactos nas zonas de Caiada, Lagoa, mas devido a queda das chuvas caídas ontem o programa foi alterado.
Nas últimas eleições autárquicas, realizadas de 04 de Setembro de 2016, concorreram dois candidatos, tendo o MpD (Clemente Garcia) alcançado 61,22% dos votos, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município um total de 9.658 eleitores
Para além do MpD liderado por Clemente Garcia, concorrem para eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos do PAICV por Isaías Varela e da plataforma “AmiéSanDomingus” liderada por Milton Paiva.
A nível nacional, participa nas autárquicas de 2020 um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).
MJB/DR
Inforpress/Fim