Autárquicas 2020/São Domingos: “Ami é San Domingus” promete um auditório municipal para dinamizar a cultura

São Domingos, 13 Out (Inforpress) – A candidatura da plataforma independente “Ami é San Domingus” considera “inconcebível” que um lugar como São Domingos, onde se diz que a cultura é “forte” não tenha uma infraestrutura cultural para acolher eventos culturais.

Por isso, se merecer a confiança dos cidadãos de São Domingos, no dia 25 de Outubro, a plataforma, cuja a lista candidata à câmara municipal é liderada por Milton Paiva, promete construir um auditório municipal e apostar fortemente na valorização dos artistas locais.

O candidato a vereador para área da Cultura e das Comunidades, o músico Manuel de Candinho, afirma que São Domingos tem todas as condições para ser um concelho rico dado às suas potencialidades culturais e turísticas.

“Não é concebível um lugar onde se diz que a cultura é forte não haver nem uma infra- estrutura cultural. Sem uma infraestrutura não há como desenvolver a cultura. Por exemplo onde vamos colocar o teatro a trabalhar, realizar um concerto musical? Um lugar com mais de 100 tocadores onde vão tocar? Quer dizer que tem de ser feito um trabalho”, notou.

Manuel de Candinho adianta que a construção desse auditório, para além de dinamizar eventos culturais locais, poderá também servir de alternativa para acolher eventos que são realizados na Cidade da Praia.

O candidato de “Ami é San Domingus” afirma que os artistas em São Domingos estão desorganizados e há uma politização no seio do grupo, o que acaba por impedir a união e o desenvolvimento de projectos conjuntos.

Por isso, o primeiro trabalho a ser feito será organizar os artistas e depois apostar naquilo que chama de “exportação dos artistas”.

“A ideia é mandar os artistas locais para actuação em outros municípios, outras ilhas ou para fora do país. Por exemplo, quando fazemos um festival aqui em São Domingos a atenção está virada para artistas de fora e então nós vamos mandar também os nossos artistas para fora para que constituam atração no local de actuação. Esta é uma forma de promover os nossos artistas”, explicou Manuel de Candinho.

Incentivar a prática de actividades culturais nas localidades, criar uma escola música de qualidade, criar uma orquestra de violões para dar visibilidade aos violonistas locais, e fazer com que a história do alcatraz e outros factos históricos tragam valias em termos de turismo são outras as propostas de “Ami é San Domingus” para a área cultural.

Para além da plataforma “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva, que hoje se encontra na zona de João Garrido e Moia-a-Moia, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas do MpD, encabeçada por Clemente Garcia, e do PAICV, por Isaías Varela.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

MJB/FP/DR

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos