Autárquicas 2020/Santa Cruz: Carlos Silva propõe resgatar potencial de Santa Cruz para tornar município capital de agro-negócio

Pedra Badejo, 10 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à liderança da Câmara Municipal de Santa Cruz reafirmou sexta-feira, na Ribeira dos Picos, o compromisso de tornar o seu município numa capital de agro-negócio.

Carlos Silva, candidato à sua própria sucessão à frente daquele município do interior de Santiago nas eleições autárquicas de 25 de Outubro, num embate com o seu adversário do MpD e antigo autarca santa-cruzense, Pedro Alexandre, reafirmou este compromisso numa conversa com os agricultores da Ribeira dos Picos, “a mais agrícola de Cabo Verde”.

“A nossa aposta é forte na dinamização da agricultura e pecuária, ou seja, a nossa ambição é tornar Santa Cruz numa cidade capital de agro-negócio”, demonstrou, reconhecendo que é necessário apostar na capacitação do pessoal, razão pelo qual a sua equipa propõe a transformação do Centro de Formação Profissional de Pedra Badejo numa escola de agro-negócio.

O candidato do partido “estrela negra” falou, também, na criação de um fundo de desenvolvimento local para criar condições que permitem a dinamização de todo o potencial agrícola de um município que já foi “maior produtor e exportador de produtos agrícolas”.

“Estamos a falar de um passado que temos que trazer para o presente, pois, temos a empresa Justino Lopes que foi maior complexo agro-alimentar de Cabo Verde”, mostrou Carlos Silva “Sueck”, para quem todo este potencial endógeno ainda existe, merecendo uma política mais bem organizada e “forte aposta”.

“Queremos que Santa Cruz seja uma referência no que tange à segurança alimentar e nutricional, portanto, é nisso que estamos a apostar, mas é necessária a capacitação do pessoal porque o maior desafio tem a ver com pequenas parcelas”, afiançou, indicando a criação de uma central de compras, que contempla um mercado abastecedor, parque industrial, assim como um pavilhão para feira de banana.

O cabeça de lista do PAICV anunciou ainda apostas no cooperativismo, contando com o apoio do município de Uberaba, uma capital de agro-negócio no Brasil, que tem uma geminação com Santa Cruz, numa parceria que visa dinamizar todo o potencial agrícola do concelho.

Além da Ribeira dos Picos, a comitiva do PAICV esteve esta sexta-feira na Zona de Renque Purga em contactos directos com as pessoas.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais em Santa Cruz, concorreram dois candidatos, tendo o PAICV (Carlos Silva) conquistado a câmara com 5.542 votos (50,30%) e o MpD (Manuel da Luz Tavares) obtido 5.227 votos (47,44%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em Santa Cruz, estão inscritos nos cadernos eleitorais, 17.037 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 15.866, dos quais 10.726 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

WM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos