Autárquicas 2020/Santa Catarina: Ter uma mulher a gerir uma câmara municipal pode ser uma mais-valia para o município – UCID

Assomada, 10 Out (Inforpress) – A forma de estar na política e a visão da mulher sobre o desenvolvimento podem contribuir para diminuir os desequilíbrios sociais, diz a candidata da UCID à Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Neida Rompão.

A equipa da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) que candidata à câmara e à assembleia municipais daquele concelho traz duas mulheres como cabeça-de-lista. Além de Neida Rompão, Adelgisa Monteiro está na disputa para liderar a assembleia.

Esta peculiaridade pode fazer toda a diferença na gestão da edilidade, assegura Rompão, para quem a postura da mulher na política ajuda na luta contra a corrupção, por mais educação e mas igualdade social. “O objectivo da nossa equipa é mostrar aos munícipes que as mulheres têm competência técnica e sensibilidade para analisar a realidade de forma mais justa e equilibrada”, indicou.

Apesar dos estigmas, a candidatura tem recebido apoios em todas as comunidades, com destaque às mulheres.

Outra marca desta candidatura da UCID em Santa Catarina de Santiago é que ela é, essencialmente, jovem. Razão suficiente para a juventude ter atenção especial na plataforma eleitoral democrata-cristã, considera.

Neida Rompão garante que o projecto que lidera vai promover facilidade de acesso aos jovens em áreas “como desporto, empreendedorismo, subsídios para acesso à educação e formação profissional”.

A candidata da UCID diz estar ciente do desafio que terá de enfrentar durante todo o período de campanha: além de ser mulher, é a mais jovem dos candidatos à presidência da câmara municipal. Ela tem 32 anos e toda a equipa é formada por jovens.

Uma realidade diferente das autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais de Santa Catarina, nas quais concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) conquistado a câmara com 7.705 votos (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 votos (47,17%).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, em Santa Catarina, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 12.506, dos quais 9.066 votaram), que escolherão, a 25 de Outubro, os órgãos autárquicos para dirigirem o município nos próximos quatro.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

EP/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos