Assomada, 19 Out (Inforpress) – O candidato da lista independente “Santa Catarina Acima de Tudo – SAT” prometeu que, caso ganhe as eleições de 25 de Outubro, vai trabalhar para que tabanca e batuque sejam reconhecidos como património imaterial da humanidade.
“Vamos dar uma grande atenção à tabanca e ao batuque que vão ser transformados numa fundação própria, para que possam ter mais espaços e autonomia e ter relações públicas e de cooperação com outras instituições, independentemente da câmara municipal”, declarou Félix Cardoso, em declarações à Inforpress.
Ainda sobre tabanca e batuque, disse que caso vença as eleições vai promover estas duas manifestações culturais de Cabo Verde como “património imaterial” para que, no futuro, possam ser reconhecidas como “património imaterial da humanidade”.
No entanto, para que possam ganhar este estatuto a ser atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Félix Cardoso defendeu que se deve trabalhar primeiro a nível local e nacional.
Na ocasião, prometeu ainda dar uma “atenção especial” aos grupos culturais, apontando a título de exemplo, um grupo de funaná “Mulheres de Rincão” e o Museu da Tabanca, situado em Chã de Tanque, local que a sua candidatura já visitou e apresentou as suas propostas para a população local.
Para além de Félix Cardoso, concorrem à presidência da câmara de Santa Catarina, Neida Rompão (UCID), José Alves Fernandes (MpD) e Armindo Freitas (PAICV).
Hoje a candidatura independente, que tem Alcides da Moura para a assembleia municipal, escolheu Fonte Lima para contactos porta a porta e para levar as suas ideias e propostas.
Nas autárquicas de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, no concelho de Santa Catarina concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) conquistado a câmara com 7.705 votos (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) obtido 7.289 votos (47,17%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 26.300 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).
FM/CP
Inforpress/Fim