Santa Catarina, 13 de Out (Inforpress) – A caravana do MpD para Santa Catarina do Fogo visitou a zona de Tinteira esta segunda-feira e prometeu construir um miradouro entre Cova Figueira e Tinteira, na zona de Espigão pertencente a Tinteira.
Alberto Nunes quer apostar no turismo, na agricultura e pesca na povoação de Tinteira.
“Tinteira é uma zona piscatória e também agrícola, com forte valência para o turismo que ainda é pouco aproveitado. Neste mandato era suposto termos construído um miradouro em Espigão que fica no alto entre Cova Figueira e Tinteira. Vai ser um dos maiores investimentos, já temos o projecto e o financiamento garantido pelo fundo do turismo, mas não foi possível avançar por causa da pandemia de covid-19”.
Para o cabeça de lista do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, é um projecto “importante” que vai albergar um centro comercial e multimédia que “certamente vai empregar pelo menos seis pessoas.”
Além do turismo, uma segunda aposta vai ser na agricultura.
“Esta localidade é muito fértil, por estar perto do vulcão. Possui plantas fruteiras em grande quantidade e pretendemos distribuir mais plantas dessas, para as famílias aumentarem a produção de frutas para que daqui a 4-5 anos, o projecto de fruticultura possa ser uma realidade em Santa Catarina”, indicou
O proponente do MpD disse que vai fazer um forte investimento no sector da pesca, acreditando que com o melhoramento das vias de acesso, ficarão em vantagem.
Para a juventude, pretende criar um centro da cultura com equipamentos informáticos e construir de raiz uma placa, apesar de existir uma neste momento, mas “é pequena e está degradada”.
Algumas casas foram reabilitadas, mas Alberto Nunes afiança que caso vença as eleições há mais intervenções a serem feitas a nível da habitação social.
Diferente do candidato do PAICV (Eugênio Veiga) que tem em mente explorar a extracção de inertes em Tinteira, Alberto Nunes do MpD disse que esta matéria prima pertence ao território dos Mosteiros e que só intervém em caso de avalanche e as vias ficarem danificadas.
Hoje, Alberto Nunes estará em Maria da Cruz e Domingos Lobo, numa visita porta-à-porta.
“Nas eleições de 2016, concorreram dois candidatos em Santa Catarina do Fogo, tendo o MpD (Alberto Nunes) conquistado a câmara com 1.356 votos (53,05%), e o PAICV (Waldemar Pires) 1.167 votos (45,66%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos 3.981 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 3.435, dos quais 2.556 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).”
CGP/ZS
Inforpress/Fim