Autárquicas 2020/Santa Catarina: Candidato independente promete revolucionar o sector da pesca

Assomada, 12 Out (Inforpress) – O candidato da lista independente “Santa Catarina Acima de Tudo – SAT” à câmara de Santa Catarina prometeu revolucionar o sector da pesca nas vilas piscatórias de Rincão e Ribeira da Barca transformando a pesca tradicional para semi-industrial.

Félix Cardoso, que já esteve em Ribeira da Barca, onde teve a oportunidade de apresentar a sua plataforma eleitoral para o sector aos pescadores e peixeiras, e que hoje vai estar de manhã em Fundura e Serra Malagueta e à tarde em Boa Entrada, avançou à Inforpress que essa “revolução” no sector passa pela aquisição de embarcações de maiores dimensões.

No caso de Rincão, a candidatura independente prometeu reactivar a fábrica de conservação do pescado, que, segundo defendeu é uma “questão de justiça” e que vai fazer com que a pesca se transforme numa pesca semi-industrial.

“Isso é fundamental para o desenvolvimento de Rincão e para Santa Catarina no seu todo”, defendeu, anunciado que caso vença as eleições vai apoiar os pescadores das duas vilas piscatórias para que estes possam ter mais embarcações de pesca.

Equipamentos de frio, formação para peixeiras e pescadores, recuperação das fábricas de conservação do pescado nas duas vilas piscatórias e construção de um porto de cabotagem na Ribeira da Barca são outras apostas do SAT para este ramo da economia marítima.

Para Ribeira da Barca a aposta vai passar pela construção de um porto de cabotagem com valências para a pesca, e para servir de “porta de ligação Cabo Verde com o mundo e com as outras ilhas” como serviu outrora.

A propósito, assegurou que há manifestação de interesse de investidores que querem investir em parceria com o Governo e município na materialização deste porto de cabotagem em Ribeira da Barca.

Para além de Félix Cardoso, neste concelho, concorrem à presidência da câmara de Santa Catarina, Neida Rompão (UCID), José Alves Fernandes (MpD) e Armindo Freitas (PAICV).

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Santa Catarina, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) alcançado 7.705 votos, (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 votos (47,17%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estavam inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos