Assomada, 06 Out (Inforpress) – Uma Santa Catarina virada para o meio rural e com oportunidades para todos os seus residentes vai ser prioridade do programa eleitoral da candidatura da UCID às eleições autárquicas de 25 de Outubro, liderada pela enfermeira Neida Rompão.
Em declarações à Inforpress, Neida Rompão, de 32 anos, que se apresenta com o lema “Por uma Santa Catarina mais inclusiva e com mais igualdade de oportunidades para todos os seus residentes”, disse que caso o seu partido vença as eleições vão dar prioridade ao meio rural, mas, no entanto, não vão esquecer o meio urbano.
A candidata da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) que faz a dupla com Adalgisa Monteiro para assembleia municipal quer que todos os santa-catarinenses sejam vistos da mesma forma independentemente das suas condições financeiras.
“Vamos dar prioridade ao meio rural, porque segundo os dados estatísticos em Santa Catarina 86 por cento (%) da população vive no campo e apenas 14% no meio urbano. É onde vive a maioria da população que temos que dar enfase”, declarou a jovem política.
Para a zona rural, a cabeça de lista da UCID apontou a juventude e a resolução do problema de água para o consumo e para a agricultura como prioridades do programa eleitoral.
Já para o centro urbano propôs a transformação de Santa Catarina em um “centro de educação” aproveitando a universidade instalada em Assomada, e ainda o melhoramento da saúde pública e criação de condições e espaços para a venda informal.
Incentivar os emigrantes a investirem na urbe e, ainda, trabalhar com empresários locais para que sejam empregadores são outras propostas da sua candidatura para a zona urbana.
De uma forma geral, anunciou que o foco da sua candidatura vai ser nos sectores primários (pesca, agricultura e pecuária), turismo rural, educação virado para a qualidade e habitação social.
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Santa Catarina, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) alcançado 7.705 dos votos, (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 dos votos (47,17%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).
FM/ZS
Inforpress/Fim