Assomada, 21 Out (Inforpress) – O candidato da lista independente “Santa Catarina Acima de Tudo – SAT” afirmou hoje que o apoio dos jovens santa-catarinenses reforça a vitória da sua candidatura nas eleições do dia 25 de Outubro.
“Os jovens estão connosco, porque efectivamente acompanharam a nossa plataforma e a nossa mensagem durante esta campanha. A juventude está entre a nossa primeira aposta. E quando falamos que 80% da população jovem tem menos que 45 anos e 70% com idade inferior a 35 anos, significa que a única aposta necessária e indispensável a fazer é nessa camada”, afirmou Félix Cardoso, em declarações à Inforpress.
Nesse sentido, apontou a aposta na formação profissional, formação superior para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho e ainda na industrialização (serviços, comércio e indústrias) do município visando a criação de emprego para esta faixa etária.
“A partir do momento que fizermos a industrialização do município, apostarmos fortemente no turismo, e na formação de jovens quer no sector da agricultura e pecuária, vamos ter condições de empregar e termos jovens qualificados para prestar serviços quer no município e fora dele”.
Ou seja, ajuntou que a ambição é que o município venha a ter jovens “preparados, qualificados e competitivos” para o mercado de trabalho. Ambiciona ainda combater a exclusão dos jovens do sistema de formação e fazer com que os jovens santa-catarinenses sejam “referência” em Cabo Verde e em qualquer parte do mundo.
No entender do candidato, tanto o MpD como o PAICV não investiram nos jovens e, a seu ver, isso vai fazer com que haja “um falhanço total” de Santa Catarina.
Na reta final da campanha, Félix Cardoso escolheu hoje os bairros de São Bento e Chão dos Santos (Assomada) para contactos porta-a-porta e ainda para pedir voto na sua candidatura, mostrando ao eleitorado o boletim de voto.
Nas autárquicas de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, no concelho de Santa Catarina concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) conquistado a câmara com 7.705 votos (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) obtido 7.289 votos (47,17%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 26.300 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).
FM/FP
Inforpress/Fim