Autárquicas 2020/Sal: “Feedback da população é sinónimo de vitória” – mandatário candidatura MpD

Espargos, 14 Out (Inforpres) – O mandatário da candidatura do Movimento para a Democracia (MpD), no Sal, Billy Balton, faz balanço “extremamente positivo” da primeira semana de campanha para as autárquicas 2020, estimando que o feedback (adesão) da população é “sinónimo de vitória”.

Decorridos quase uma semana da campanha para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, o jurista Billy Balton, de 26 anos, mandatário da lista encabeçada por Júlio Lopes que concorre a um segundo mandato, reiterou, em declarações à Inforpress, que o balanço é “extremamente” positivo.

Isto porque, conforme explicou “a população da ilha do Sal tem-nos transmitido um feedback extraordinário, uma confiança que vai conduzir a candidatura do MpD, liderada por Júlio Lopes, à vitória, com certeza”, analisou.

Não obstante o contexto ensombrado pela pandemia da covid-19, Billy Balton assegura que, em concordância com o estabelecido no Código de Conduta Eleitoral, a candidatura do MpD ”, rodeada de militantes, amigos e simpatizantes tem cumprido com as regras sanitárias para evitar o contágio e propagação do vírus.

Explica que os contactos porta-a-porta, são realizados em grupos de 5 elementos, para levar a mensagem do “Juntos para fazer mais pelo Sal”, conforme slogan de campanha.

“Chegamos de surpresa às localidades e zonas. Casa a casa, falamos das nossas propostas, o que foi feito e o que vamos fazer nos próximos quatro anos. E, temos sido muito bem-recebidos”, manifestou com ar de contentamento.

“Todos estão a aderir ao projecto Júlio Lopes, ao projecto MpD porque é uma candidatura da cidadania, que quer o bem e a felicidade das pessoas. Os salenses querem Júlio Lopes e sua equipa na condução dos destinos do Sal”, frisou, destacando a presença das autoridades policiais que têm acompanhado o trabalho desta candidatura no terreno.

A criar gosto pela política, Billy Balton também principiante nessas andanças, finaliza, desafiando os jovens a abraçarem a política, “independentemente do partido”.

“Cada um escolhe o que quiser (…). O que importa é que enquanto jovem dê também seu contributo para o desenvolvimento do país, da ilha”, instigou, concluindo.

Na ilha do Sal, concorrem para estas eleições autárquicas, Albertino Mosso, apoiado pelo PAICV, o grupo Independente – Sociedade em Acção para a Liberdade -, encabeçado por Adirley Gomes, e o Movimento para a Democracia (MpD), liderado por Júlio Lopes.

Nas autárquicas de 2016, na ilha do Sal concorreram quatro candidatos, sendo Júlio Lopes (MpD), que ganhou a câmara com  50,88% dos votos, Démis Lobo (PAICV) que obteve 43,58% dos votos, Jorge Rocha (UCID) 2,82%, e Paulo Jorge Lopes (PSD) 0,34%.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, na ilha do Sal, estão inscritos nos cadernos eleitorais 18.710 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 16.744, dos quais 9.633 votaram) distribuídos por 67 mesas de assembleias voto.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

SC/FP//CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos