Autárquicas 2020/Sal: “Esta é uma vitória retumbante e estrondosa” – Júlio Lopes (c/áudio)

Espargos, 26 Out. (Inforpress) – Júlio Lopes é o grande vencedor das eleições autárquicas 2020, no Sal, tendo conquistado cerca de 70 por cento dos votos, (dados provisórios), derrotando Albertino Mosso que concorria para o PAICV e Aldirley Gomes, como Independente.

“Trata-se da maior vitória alguma vez ocorrida na ilha do Sal. Esta é uma vitória retumbante e uma resposta a um grupinho que tem que aprender a fazer política”, desabafou, Júlio Lopes numa primeira reacção.

A sede de campanha do candidato vencedor, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) estava repleta de simpatizantes, amigos e militantes do partido, prontos para fazer a festa mesmo antes do apuramento de todas as mesas, o que, entretanto, veio a acontecer momentos depois, com um buzinão pela cidade.

Júlio Lopes, que renova o mandato para gerir a ilha por mais quatro anos, com ar sereno e tranquilo, repisou, dizendo que “não é uma vitória qualquer”, já que pressentida durante a campanha de “festa, amor, alegria e de coisas positivas”.

O autarca, que agora vai cumprir um segundo mandato, concluiu cumprimentando todas as pessoas que votaram na sua candidatura, mas também aquelas que não votaram, reiterando que esta vitória é dedicada ao povo do Sal que, “faz uma avaliação muito positiva” do trabalho da equipa cessante.

“Somos o presidente de toda a ilha do Sal e de todos os salenses. Na nossa governação não vamos escolher este ou aquele. Vamos trabalhar com seriedade e transparência… governar para as pessoas”, sublinhou.

Nascido e crescido na zona da Preguiça (Espargos), ilha do Sal, Júlio António Lopes dos Reis, 56 anos, ou Jul D’Djena, como é conhecido no meio salense, aparece na vida política, pela primeira vez, nas eleições autárquicas de 2016, a convite do Movimento para a Democracia (MpD), e recandidata-se às autárquicas de 2020, novamente apoiado por este partido que suporta o Governo.

Preferido dos salenses para administrar a ilha por mais quatro anos, Júlio Lopes promete continuar a trabalhar para resolver os problemas das pessoas e a investir nas “cidades saudáveis” em todas as localidades, nos jovens, nos velhos e nas famílias.

“Neste mandato temos que fazer igual ou superior, por isso é que a responsabilidade é cada vez maior”, finalizou.

A ilha do Sal conta com um total de 18.701 eleitores inscritos para as eleições autárquicas deste domingo, 25, distribuídos por 67 mesas de votos, um aumento de seis mesas comparado com as eleições de 2016, em que o número de inscritos era de 16.744, dos quais 9.633 votaram.

O número de eleitores por mesas, que antes era de 450, passou para 300, segundo deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE), para evitar aglomerações de pessoas, para um universo de 460 efectivos no terreno, distribuídos para as diferentes mesas de assembleias de voto.

A nível nacional participou nesta corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos