Autárquicas 2020/Ribeira Grande: PAICV assinala abertura da campanha eleitoral com música gravada no Terreiro

Ribeira Grande, 08 Out (Inforpress) – O PAICV assinalou a abertura da campanha eleitoral com música gravada, na sua sede na cidade da Ribeira Grande, logo depois da meia-noite, e realizou a sua primeira acção de contactos com o eleitorado na cadeia civil.

A caravana de campanha do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que se deslocou à Cadeia Regional de Santo Antão, na cidade da Ponta do Sol, apresentou a sua mensagem aos reclusos que são eleitores na Ribeira Grande e ouviu reclamações, algumas das quais, Odaílson Bandeira fez questão de denunciar.

“Passamos a nossa mensagem e tivemos algum ‘feedback’, mas há algumas questões que devemos aqui denunciar”, disse Odaílson Bandeira à Inforpress, no final da visita, apontando o facto de alguns reclusos com documentos de identificação caducados e outros que nem têm BI e que “desde o mês de Agosto pediram aos serviços penitenciários que os acompanhasse ao Registo Civil para tirarem o documento e tal nunca aconteceu”.

“Parece que os documentos estão arquivados na secretaria da cadeia e é um constrangimento que impede o cidadão de exercer a sua cidadania”, disse o candidato tambarina que aponta “algum desleixo ou excesso de burocracia” para o facto de esses reclusos continuarem sem documentos de identificação e, por isso, impossibilitados de exercerem o direito de voto.

Odaílson Bandeira está confiante numa vitória da sua equipa nas eleições de 25 de Outubro mas garantiu à Inforpress que aceitará qualquer resultado do escrutínio.

O candidato a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande suportado pelo PAICV adiantou que as equipas para a câmara e para a assembleia municipais vão continuar com os contactos com o eleitorado, cumprindo todas as exigências impostas pelas autoridades sanitárias.

“Vamos fazer contactos porta-a-porta, mas mantendo as distâncias recomendadas e não entrando na casa das pessoas” disse Bandeira que apelou ao “voto em consciência e livre de qualquer pressão e, acima de tudo, que os eleitores coloquem Ribeira Grande em primeiro lugar”.

A candidatura do PAICV tinha em agenda, para hoje, contactos porta-a-porta na zona de Lombo Branco e termina o dia de campanha na cidade da Ponta do Sol com um “live” a partir da escola José Lopes, naquela cidade, disponível no Facebook do candidato Odaílson Bandeira.

Dados provisórios indicam que, para as eleições do dia 25 de Outubro, na Ribeira Grande, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 13.744 eleitores dos quais 11 são cidadãos estrangeiros.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), de São Domingos (um), do Tarrafal de São Nicolau (um), do Sal (um) do Tarrafal de Santiago (dois), da Praia (quatro) e de São Vicente (um).

HF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos