Cidade Velha, 20 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV às eleições autárquicas em Ribeira Grande de Santiago prometeu hoje dar uma atenção especial à infância e à terceira idade, propondo criar um serviço camarário direccionado à terceira idade e pessoas de baixa renda.
Ao décimo terceiro dia da campanha eleitoral, a caravana do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) liderada por Nelson Moreira esteve na zona de Santana, para levar a mensagem de “Um novo rumo para Ribeira Grande de Santiago”.
Conforme explicou o candidato, a sua plataforma vai dar uma atenção especial à pequena infância, com requalificação e construção de jardins infantis, e criar centros de dias para a terceira idade.
“Muitos pais colocam seus filhos nos jardins fora das suas localidades, porque os jardins-de-infância existentes do município carecem de melhores condições. Se criarmos condições apropriadas será possível reverter esse cenário, tornando-se numa mais-valia para a população e criar um certo equilíbrio a nível das condições com a capital do País”, referiu.
A nível da terceira idade, prometeu dialogar com a população para analisar qual será a melhor ideia para o município, nomeadamente a construção de um centro de dia ou prestação de serviços a domicílio e implementar programas de animação de tempos livres através de espaços de convívio interrelacionais.
Por outro lado, revelou que vão apostar na habitação social, requalificando e construindo habitação social e dar uma atenção especial a problemática do acesso a habitação dos jovens facilitando o acesso a lotes para construção de casa própria.
Nelson Moreira, reforçou, por outro lado, que a sua promessa para os próximos quatro anos é construir, com os ribeira-grandenses incluindo os da diáspora, novos horizontes de esperanças e de certezas para o desenvolvimento do concelho, e prometeu maior empenho e determinação em defender os interesses dos munícipes.
Para além do PAICV, liderado por Nelson Moreira, concorre também para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do MpD, encabeçada por Domingos Mendes.
Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) conquistado a câmara com 49,78%, e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 47,81%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AV/FP/DR
Inforpress/Fim