Cidade Velha, 22 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago prometeu hoje desenvolver um plano de saúde municipal para promover um ambiente saudável e melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
Nelson Moreira considerou que é pertinente ter uma intervenção de proximidade que permita realçar os problemas de saúde e as desigualdades nos municípios e criar uma política de acesso à saúde inclusiva para toda a população, com uma especial atenção para os idosos e os mais carenciados.
O candidato propõe promover um ambiente saudável e um quadro de vida favorável à saúde, melhorar o acesso aos cuidados de saúde sobretudo para os carenciados e reduzir as desigualdades sociais na saúde, integrado nas questões de prevenção, de recursos e de percursos aos cuidados de saúde, bem como às situações de precariedade.
Nelson Moreira, disse ainda, que em parceria com o Governo, pretendem construir um novo centro de saúde que seja capaz de responder às necessidades das populações de todas as localidades do município.
“Pretendemos estimular as iniciativas para um espírito empresarial local, valorizar o património imaterial, com “as casas de culinária tradicional”, promover a aquisição dos produtos com o logo de Cidade Velha Património Mundial”, referiu.
Para o candidato, o desenvolvimento do município deve ser pensado e projectado no contexto do desenvolvimento da ilha de Santiago e do arquipélago de Cabo Verde, tendo sempre presente o sector do turismo, agricultura, pecuária, pesca, e o comércio e tendo como pano de fundo a valorização da “marca, Cidade Velha, Património Mundial da Unesco”.
A candidatura “um novo rumo para Ribeira Grande de Santiago” prometeu trabalhar em parceria com a população, incluindo a diáspora para que nos próximos quatro anos possam construir novos horizontes de esperanças e de certezas para o desenvolvimento do município.
Neste penúltimo dia da campanha eleitoral, O PAICV está em acções de campanha em todas as localidades com pequenos grupos de militantes e simpatizantes, como forma de evitar a propagação do vírus Covid-19.
Para além do PAICV, liderado por Nelson Moreira, concorre para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do MpD, encabeçada por Domingos Mendes.
Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) conquistado a câmara com 49,78%, e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 47,81%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AV/FP
Inforpress/Fim