Cidade Velha, 19 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, prometeu hoje trabalhar para construir uma estrada de via rápida para ligar a localidade de Mosquito d´Horta à cidade de Assomada.
Domingos Mendes, que esteve hoje em Mosquito d´Horta e Calabaceira em contactos com a população local, afirmou que a zona tem um grande potencial agrícola e turístico e precisa “urgentemente” de intervenções a nível de acessibilidade.
“Uma das nossas propostas é melhorar o acesso com uma via rápida para ligar à cidade da Assomada, o que vai permitir o surgimento de novas habitações, mais opções e investimentos de lazer, maior escoamento de produtos, maior circulação de pessoas, mais rendimento para os agricultores e fazer com que haja mais investimentos”, assegurou.
Para o candidato, a localidade tem grandes potencialidades para ser uma zona turística “de excelência” e promover o desenvolvimento do município.
Domingos Mendes prometeu ainda mobilizar mais água e a preço acessível para a agricultura, formação com acompanhamento para os agricultores e apostar fortemente em energias renováveis.
“Outra prioridade é habitação social e acesso à educação. Iremos apoiar as famílias para que os seus filhos possam ir às escolas e que os jovens frequentem a formação profissional e superior”, assegurou.
Em Calabaceira, prometeu melhorar a estrada de acesso, investir na requalificação urbana, melhorar a gestão e distribuição de água, formar agricultores com práticas agrícolas mais modernas com menos uso de água e maior produção agrícola.
Para além do MpD, liderado por Domingos Mendes, concorre para as eleições dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do PAICV, encabeçada por Nelson Moreira.
Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) alcançado 2.044 votos (49,78%), e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 1.963 votos (47,81%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AV/ZS
Inforpress/Fim