Cidade Velha, 13 Out (Inforpress) – A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD -poder) à Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago pretende dinamizar o centro de transformação e processamento do pescado e criar mecanismos para que os pescadores tenham mais alternativas.
Domingos Mendes, que esteve hoje na localidade de Porto Mosquito e Salineiro, acompanhado do presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, revelou que, neste momento, o centro está inoperacional, mas assegurou que a sua plataforma prevê a requalificação desta estrutura.
Sendo Porto Mosquito uma zona piscatória por excelência, garantiu que vão “apostar fortemente” na dinamização do sector, com mais investimentos, parcerias, mais apoios e formação para os pescadores e criar mecanismos para que tenham mais alternativas na realização das suas actividades e possam fazer mais investimentos através das linhas de micro créditos que serão introduzidas.
Segundo o candidato do MpD à câmara da Cidade Velha, a plataforma do seu partido prevê ainda o projecto que liga Porto Mosquito a Assomada através de uma via marítima, permitindo assim, um maior desenvolvimento turístico.
“Na comunidade de Salineiro existem problemas de habitação social, desemprego, pobreza, há necessidade de mais apoio para a agricultura, para formação profissional e requer mais intervenções a nível de requalificação urbana”, constatou Domingos Mendes, que assegurou que a sua plataforma prevê soluções a nível da formação profissional e superior, emprego e empregabilidade.
Por outro lado, disse que pretendem trabalhar também na acessibilidade e requalificação urbana, criação de uma rua pedonal, maior iluminação, pintura de casas, dinamizar a tabanca de salineiro e transformar a localidade numa “zona turística de excelência” de modo a dar mais auto-estima aos munícipes.
“A localidade precisa também de mais pocilgas e alternativas para retirada de animais de rua e dar melhores condições de vida à população ”, indicou o candidato, apontando a dinamização da agricultura e habitação social com construção de casas social para famílias carenciadas como outras prioridades.
Por seu turno, o presidente do MpD considerou o lema “Renovar para seguir em frente” “muito forte” pelo facto de ser um novo candidato, com uma “equipa renovada, com muita juventude” e, ao mesmo tempo, “experiente e com capacidade de trabalho para ganhar mais força e criar melhores condições de desenvolvimento para Ribeira Grande de Santiago”.
Ulisses Correia e Silva pediu o apoio dos munícipes para o MpD e a sua equipa conseguirem uma “grande vitória” no dia 25 de Outubro.
Para além do MpD, liderado por Domingos Mendes, concorre para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do PAICV, encabeçada por Nelson Moreira.
Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) conquistado a câmara com 49,78%, e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 47,81%.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
AV/CP
Inforpress/Fim