Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) prometeu hoje, caso seja eleito no pleito de 25 Outubro, apostar em projectos em defesa da pesca e do pescador para a comunidade de Achada Grande Frente.
Francisco Silva que apresentou esta visão quando se encontrava a contactar o eleitorado de Achada Grande Frente, afirmou ainda que a proposta do seu partido vai no sentido da criação de um conjunto de políticas para maior inclusão dos pescadores, assim como apoiá-los para a transformação da pesca artesanal em pesca semi-industrial.
E porque recebeu do eleitorado pescador reclamações da não existência de um local onde podem deixar os seus botes, compromete-se no seu mandato, caso seja eleito, criar um espaço de arrastamento dos botes.
“Os pescadores desta localidade sentem-se abandonados, pois, aquando da requalificação urbana da orla marítima foram banidos do local onde deixavam os seus botes e não lhes foi dada outra opção”, disse, prometendo, ainda, uma casa do pescador para que estes possam reunir e discutir os seus problemas.
Para Francisco Silva, que insiste no trabalho de uma nova “visão” para Praia e para os praienses, é preciso mais políticas locais de valorização da pesca e do pescado, visto tratar-se de um produto essencial na dieta alimentar.
Compromete-se, ainda, a realizar projectos de requalificação urbana, na localidade que considera ser cartão postal e porta de entrada do município da Praia, pois segundo disse, só assim poderá ‘empoderar’ as comunidades.
Para este bairro tem ainda como aposta um grande miradouro na encosta do Porto da Praia, onde será criado um circuito turístico com ofertas de produtos alimentares ligados ao mar, quiosques de venda de mariscos e artesanato nacional para turistas.
A equipa da UCDI vai estar terça-feira em contacto com o eleitorado, na zona Lém-Ferreira e Paiol.
Para as eleições de 25 de Outubro, na Praia, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 86.180 eleitores.
Além Francisco Silva (UCID), concorrem às eleições de 25 de Outubro, na Praia, Amândio Barbosa Vicente (PP), Any Reis (Sociedade Civil), Carlos Lopes (L.U.T.A), Denise Tavares (DSB), Francisco Carvalho (PAICV), Francisco Silva (UCID) Jeremias Garcia (MPJT) e Óscar Santos (MpD).
Nas eleições de 2016 neste município concorreram cinco listas, tendo o MpD (Óscar Santos) conquistado a câmara com 62,74% dos votos, PAICV (Cristina Fontes) 32,43%, UCID (Francisco Silva) 1,77%, PP (Amândio Vicente) 0,61%, e PTS (José Augusto Fernandes) 0,26%.
A nível nacional, participa na corrida a estas eleições um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).
PC/CP
Inforpress/Fim