Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à presidência da câmara da Praia, nas eleições de 25 de Outubro, defendeu hoje novas alternativas para os moradores de Eugénio Lima.
Francisco Silva, que concorre para Praia, pela segunda vez, esteve hoje de manhã na zona de Eugénio Lima, onde diz ter constatado situações “gritantes” e iguais aos diversos outros bairros da capital do País que necessitam de políticas públicas e voltadas para as comunidades.
As novas alternativas para a população, conforme o candidato da UCID, devem enquadrar-se na visão da sua plataforma para o município, unificado Praia rural à Praia urbana.
Apontou como maior problema do bairro o desemprego jovem e a desorganização espacial, por constatar que ninguém sabe onde está quando desloca-se na zona, o que mostra a falta de projectos para a funcionalidade do espaço, assim como casas construídas na linha de água.
“Os jovens estão totalmente “descredenciados“ e, neste contexto, a nossa proposta é de um enquadramento espacial, promoção de emprego e formação jovem para podermos criar autoestima nas pessoas e combater a criminalidade”, disse.
O candidato entende ainda, que Praia deve ser organizada e planeada para ser uma cidade segura, o que no seu entender, contribuirá para maior atracção de investimento, promoção de emprego e mais valores acrescentados para a população.
Fazendo uma leitura do pulsar da campanha que tem feito no terreno, Francisco Silva afirma com toda a certeza que a vitória já é da UCID no dia 25 de Outubro.
“Se formos falar do terreno poderemos gritar, com toda a certeza, que já cantamos vitória, pois, por onde passamos as pessoas nos recebem de braços abertos. Isto nos dá prazer em falar do nosso projecto e da nossa alternativa para Praia”, afirmou.
A equipa da UCDI vai estar quarta-feira, em contacto com o eleitorado, na zona Achadinha e Bairro Craveiro Lopes.
Para as eleições de 25 de Outubro, na Praia, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 86.180 eleitores.
Além Francisco Silva (UCID), concorrem às eleições de 25 de Outubro, neste municipio, Amândio Barbosa Vicente (PP), Any Reis (Sociedade Civil), Carlos Lopes (L.U.T.A), Denise Tavares (DSB), Francisco Carvalho (PAICV), Francisco Silva (UCID) Jeremias Garcia (MPJT) e Óscar Santos (MpD).
Nas eleições de 2016 na Praia concorreram cinco listas, tendo o MpD (Óscar Santos) conquistado a câmara com 62,74% dos votos, PAICV (Cristina Fontes) 32,43%, UCID (Francisco Silva) 1,77%, PP (Amândio Vicente) 0,61%, e PTS (José Augusto Fernandes) 0,26%.
A nível nacional, participa na corrida a estas eleições um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).
PC/CP
Inforpress/Fim