Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O cabeça de lista do MpD à câmara da Praia compromete-se, caso vença as eleições autárquicas, trabalhar em acções de desenvolvimento estrutural da cidade com políticas a nível de transportes públicos para aumentar a mobilidade no município.
Óscar Santos, que se candidata à sua própria sucessão à Câmara Municipal da Praia, no pleito de 25 de Outubro, afirmou que antes disso, terá de criar sensibilidades, pois, segundo disse, sem estradas não se pode ter transportes.
O transporte público, que no município da Praia é considerado precário, tem levado alguns moradores, através de abaixo-assinado, a exigirem que a câmara e o privado na área se entendam para a abertura de linhas de e para estas comunidades onde ainda o transporte público não chega.
Apesar de consciente desta situação, a candidatura do Movimento para a Democracia (MpD) para Praia admite que no primeiro mandato efectuou vários investimentos na construção de estradas, pelo que considera que hoje é muito mais fácil haver interligação entre os bairros.
E porque a mobilidade é também um dos pontos da proposta da candidatura “Juntos para fazer ainda mais pela Praia”, Óscar Santos garante que onde houver acessibilidade a câmara está disposta a abrir concursos para que a empresa concessionária possa abrir mais linhas.
Tendo hoje dedicado o dia de campanha porta a porta aos bairros de Achada Grande Trás, Lém Ferreira e Tira Chapéu, o candidato do MpD reconheceu a necessidade de mais investimentos em calcetamento para Achada Grande Trás, onde estão sendo construídas habitações sociais, em parceria com privados, para moradores do bairro.
Nos diferentes bairros afirma estar a decorrer projectos para a garantia de maior mobilidade, mesmo que uns e outros consideram tratar-se de “xapa-xapa” (remendos, em português).
Para quarta-feira, o grupo do MpD continuará a sua campanha porta-a-porta, nos arredores da cidade da Praia.
Para as eleições de 25 de Outubro, na Praia, estão inscritos 86.180 eleitores.
Além de Óscar Santos (MpD), concorrem às eleições de 25 de Outubro, na Praia, Amândio Barbosa Vicente (PP), Any Reis (Sociedade Civil), Carlos Lopes (L.U.T.A), Denise Tavares (DSB), Francisco Carvalho (PAICV), Francisco Silva (UCID) e Jeremias Garcia (MPJT).
Nas eleições de 2016 neste município concorreram cinco listas, tendo o MpD (Óscar Santos) conquistado a câmara com 62,74% dos votos, PAICV (Cristina Fontes) 32,43%, UCID (Francisco Silva) 1,77%, PP (Amândio Vicente) 0,61%, e PTS (José Augusto Fernandes) 0,26%.
A nível nacional, participa na corrida eleitoral um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
PC/CP
Inforpress/Fim