Autárquicas 2020/Porto Novo: Aníbal Fonseca antevê Porto Novo “um município de referência” ao fim dos próximos quatro anos

Porto Novo, 10 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) a presidente da câmara do Porto Novo, Santo Antão, Aníbal Fonseca, antevê, ao fim dos próximos quatro anos, Porto Novo como “um município de referência em Cabo Verde”.

Aníbal Fonseca foi, esta sexta-feira, à Ribeira da Cruz para falar às pessoas do seu programa para os próximos quatro anos, caso seja reeleito a um segundo mandato, “um programa para consolidar os ganhos” já conseguidos e que dá “grande atenção” à problemática da habitação social, à agua e saneamento.

Além de continuar a reabilitar as habitações degradadas, o candidato do MpD à sua própria sucessão pretende ainda “trabalhar” para que o município tenha “mais economia local”, nos domínios do turismo, da pecuária, da pesca, da agricultura, assegurando que equipa que lidera “já tem experiência de trabalho”, além de estar “mais coesa, mais unida e com uma boa liderança”.

“Ao fim dos próximos quatro anos, Porto Novo vai ser um município de referência em Cabo Verde. Por isso, 25 de Outubro vai ser um dia de escolha decisiva para o futuro do concelho”, sublinhou Aníbal Fonseca, que se considera a “melhor alternativa” para o seu município.

O candidato do MpD, que disse liderar “uma candidatura forte, com quatro anos de experiência e trabalho realizado”, traça como “meta” reabilitar mais mil habitações (nos últimos quatro anos, recuperou um milhar de casas), que será “um grande contributo” para a resolução do défice de qualidade habitacional, no Porto Novo.

No mandato, que ora termina, disse ter conhecido o perfil habitacional do município do Porto Novo, que aponta para cerca de quatro mil casas degradadas.

Nesses quatro anos, foram reabilitadas cerca de um milhar de casas e a meta do MpD para os próximos quatro anos é reabilitar mais mil, disse Aníbal Fonseca, que, no caso da Ribeira da Cruz, afora habitação, se comprometeu ainda a ajudar a desenvolver “o grande potencial económico” de que essa localidade dispõe.

Ribeira da Cruz, com 500 habitantes, a sede da freguesia do Santo Antão, é uma zona que “muito orgulha” Porto Novo e considerada “uma referência” em Cabo Verde no domínio da agricultura, segundo o candidato, que destacou os investimentos realizados localmente, sobretudo no desporto e na mobilização de água para agricultura.

Nas autárquicas de 2016, no concelho do Porto Novo concorreram dois candidatos, sendo Aníbal Azevedo Fonseca (MpD), que alcançou 49,79 % dos votos, e Rosa Lopes Rocha (PAICV), que obteve 46,78 %.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, em Porto Novo, estão inscritos nos cadernos eleitorais 13.324 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 12.506, dos quais 9.066 votaram), que escolherão, a 25 de Outubro, os órgãos autárquicos para dirigirem o município nos próximos quatro.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos