Autárquicas 2020/Paul: UCID com intenção de construir um museu de artesanato

Cidade das Pombas, 22 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à Câmara Municipal do Paul, Sandro Gomes, pretende investir na construção de um museu de artesanato, para reconstruir a história do município e não só.

Isto porque, para o candidato, o concelho do Paul, situado na ilha de Santo Antão, já teve uma “dinâmica diferente e outras aspirações” no tocante à cultura.

“Eu próprio, há uns anos, beneficiei de um Paul mais influente e com outras ideias”, asseverou a mesma fonte, referindo a aspectos relacionados com o Carnaval, por exemplo, que atraia pessoas das várias localidades e próprio de outras ilhas.

As pessoas do concelho mostravam-se, assegurou, mesmo inteiradas no espírito da festa, que “acabou por morrer, assim como outros aspectos culturais”.

Sandro Gomes referiu deste modo ao caso do artesanato, que já teve outro dinamismo e que agora a UCID quer resgatar com a construção de um museu.

“Onde os artesãos vão expor as suas obras e assim conseguirmos reconstruir a história do Paul e não só e explaná-la e transmitir esse conhecimento às pessoas para vierem”, explicou o candidato, que quer, por outro lado, ajudar os artesãos a se valorizarem e os apoiar na comercialização dos seus produtos.

Relativamente ao Carnaval, Sandro Gomes falou de algum “descaso” das autoridades nesta festa, que “há bem pouco tempo a população queria alavancar, mas acabou por morrer por falta de apoio, reiterou Sandro Gomes, para quem neste momento “não se aposta na cultura”.

Entretanto, a UCID, continuou, quer alavancar o sector, apostando também nas tradições próprias do concelho, como o toque do tambor, colá San Jon, mini-festivais, que chamavam muitas pessoas.

Neste momento, conforme a mesma fonte, a câmara só dá atenção a um festival sazonal, uma vez por ano, quando “se podia dinamizar a cultura anualmente e gerar rendimentos para várias outras áreas”.

“Paul não pode viver sem a cultura que tinha uma vez e é isso que queremos resgatar”, sentenciou.

Para além de Sandro Gomes (UCID) concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional, na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos