Cidade das Pombas, 11 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à Câmara Municipal do Paul, Carlos Pires Ferreira, quer que munícipes “ganhem independência” com “agenda de transformação” proposta pelo partido para desenvolver o concelho.
A prioridade, segundo a mesma fonte avançou em entrevista à Inforpress, é fazer com que famílias e jovens “ganhem independência”, já que o desenvolvimento “não pode ser visto de forma isolado, mas de forma holística, global”.
Essa independência, ajuntou, deve ser, inclusive, do poder político, para que os munícipes não fiquem sempre à espera.
Sendo assim, garantiu Carlos Pires Ferreira, a “nova agenda de transformação” que o PAICV propõe vai criar condições para que os jovens tenham os próprios negócios, em áreas como agricultura, criação de gado, pesca, turismo e indústrias criativas.
“É vasto aquilo que propomos e, de facto, os jovens vão ver como vamos criar condições e como as oportunidades estavam à mão, mas por falta de uma visão holística, por falta de uma orientação do poder local ficaram sempre adormecidas”, sublinhou o candidato, para quem PAICV tem “candidatos a vereadores formidáveis”, que podem dar essa resposta.
Por isso, o partido, segundo a mesma fonte, pede “apenas uma oportunidade de quatro anos” para mostrar como “governam diferente e com uma nova sensibilidade para jovens e famílias”.
Carlos Pires Ferreira acredita que Paul “não pode ser pensado somente em ciclos eleitorais”, mas sim, “no futuro e na garantia de condições das gerações vindouras”.
A candidatura do PAICV está hoje na zona de Santa Isabel, uma das localidades mais longínquas do concelho.
Para além de Carlos Pires Ferreira (PAICV), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).
Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.
Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 candidatos do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
LN/ZS
Inforpress/Fim