Cidade das Pombas, 10 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à Câmara Municipal do Paul, Sandro Gomes, está convicto que sua candidatura motivou vários jovens a participar na política no concelho, permitindo uma adesão “nunca antes visto”.
O candidato, em entrevista à Inforpress, disse ter sido um desafio entrar num meio onde o “sistema político e função pública são partidarizados” e onde “um cidadão não consegue ser cidadão pleno e exercer de forma plena, porque tem de estar sempre em função de algum partido”.
“Eu pensei em lutar, porque alguém tem de quebrar essa dicotomia entre MpD e PAICV, porque as pessoas já a têm como uma “troça”. Então, temos que fazer as pessoas acreditarem que, para além deles, há outras alternativas”, reiterou.
“E nós somos uma alternativa e, por isso, pedimos as pessoas para acreditarem, porque somos uma candidatura essencialmente de jovens, mas dispostos a dar sangue pelo Paul”, lançou, acreditando que a ideologia dos jovens, combinada com a de pessoas mais experientes, poderá trazer uma “dinâmica diferente”.
Por isso, acredita Sandro Gomes, a sua entrada na política e de outros jovens da lista, motivou o interesse de “muitos outros pares”.
“Nunca tinha havido tantos jovens na política como agora”, considerou o candidato da UCID, para quem 2020 está a ser “um ano de se tirar o chapéu, essencialmente com jovens a fazerem política e mostrando-se revoltados com a actual situação do concelho”.
Sandro Gomes disse que tem recebido os parabéns de pessoas nas ruas, que dizem “ser de vangloriar” o que ele fez e ter tido o “discernimento” de entrar no meio de dois partidos com cenários já criados, e, por isso, asseverou, só por sua candidatura ter sido aprovada já é “uma vitória”.
E seja quais forem os resultados do dia 25, está disposto, ajuntou, a trabalhar com o partido vencedor pelo Paul, que “é aquilo que interessa”.
A candidatura da UCID pretende estar hoje em contactos na localidade de Janela.
Para além de Sandro Gomes (UCID), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, pelo Movimento para Democracia (MpD), e Carlos Pires Ferreira, pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).
Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores.
Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
LN/CP
Inforpress/Fim