Autárquicas 2020/Paul: António Aleixo garante intenção da câmara de criar incentivos de créditos para agricultura

Cidade das Pombas, 13 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, que concorre à própria sucessão, promete criar incentivos para agricultores obterem créditos e alavancar o sector da agricultura no concelho.

Conforme o candidato, a agricultura é uma das prioridades, por exemplo, de zonas como Tabuleiro, Covão, Chã de Padre de Cima e Chã de Padre de Baixo, todas elas visitadas pelo MpD nesta segunda-feira.

“Uma agricultura vista com outros olhos, mais modernizada, mas é claro que temos problemas em termos de mudança de mentalidade e as pessoas sempre colocam a questão de financiamento”, considerou a mesma fonte, adiantando, que a câmara juntamente com as instituições parceiras vai criar incentivos com base no crédito e permitir aos agricultores e empresários darem o salto.

Por outro lado, ajuntou, pretendem agir sobre a redução ou mesmo isenção de impostos e ajudar as pessoas a implementar os projectos e ter mais aceitabilidade nas instituições de crédito. Algo, que, asseverou, a câmara tem vindo a fazer e vai dar continuidade.

“Para moralizar as pessoas e levar a praticar outros tipos de agricultura e não ficar somente na de cana sacarina”, reiterou, com a ideia ainda de se sensibilizar também para gestão de água e novas formas de rega.

António Aleixo referiu igualmente à atenção a ser dada aos mais jovens para se interessarem pelo sector da agricultura e fixarem-se no concelho.

“Os jovens ainda têm uma certa desconfiança, porque lembram-se da agricultura, que vem sendo praticada há muito pelos pais e avós e é precisamente neste sentido que queremos ser parceiros dos jovens e os incentivar a ficar”, garantiu.

Dentro do projecto, conforme a mesma fonte, está contemplado a criação da unidade de transformação e conservação de produtos para se aproveitar os excessos.

Referindo em concreto às localidades contactadas, António Aleixo disse ser a habitação social outra das apostas.

Para além de António Aleixo, concorrem à Câmara Municipal do Paul, Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

LN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos