Cidade de Igreja, 10 Out (Inforpress) – A caravana do PAICV na corrida às autárquicas nos Mosteiros esteve hoje em contactos directos no porta-a-porta com a população do centro da cidade, onde o candidato prometeu continuar a requalificação interna e valorizar toda a orla costeira.
Fábio Vieira, candidato à presidência da Câmara Municipal dos Mosteiros, revelou que a sua equipa de “continuidade” idealiza um projecto de requalificação da orla marítima do Beco, arrancar com a requalificação da orla marítima de Queimada Guincho, numa interligação com a orla da Igreja, tendo realçado que neste momento está em conclusão a Casa dos Pescadores.
Espera que e infra-estrutura possa trazer uma grande valência à cidade no quadro de investimentos específicos para a cidade de Igreja nos próximos tempos, de modo a contribuir para a criação de uma maior dinâmica a nível da economia da cidade, urbe que acolhe praticamente todos os serviços desconcentrados do Estado.
Sendo Mosteiros considerado dos concelhos mais jovem do país, o proponente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para a presidência da câmara afirmou que torna-se necessário que a juventude esteja no centro de todas as políticas públicas de desenvolvimento económico e social do município.
Nesta linha, Fábio Vieira propõe alargar as bases de cooperação com instituições de ensino técnico/profissional e superior nacionais e estrangeiras, para aumentar as oportunidades de formação aos jovens, assim como vincou a promessa de fomentar novos investimentos, sobretudo a nível dos sectores chaves do desenvolvimento.
Agricultura, pecuária, pesca e turismo foram apontados por Fábio Vieira como investimentos projectados para os próximos quatro anos nestes sectores, caso vença as eleições de 25 de Outubro, com o intuito de criar mais oportunidade de empregos aos jovens.
Ao abordar os moradores, tanto em residências, como nos cafés, bares, mercearias ou mesmo nas alfaiatarias e boutiques, Fábio Figueira e a sua comitiva fizeram passar a mensagem que a juventude vai continuar a estar no centro das atenções e que a plataforma eleitoral da sua candidatura foi alinhavada com a Agenda’2030.
Isto para clarificar que todas as intervenções previstas na sua plataforma eleitoral vão ao encontro dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentado (ODS).
Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) conquistado a câmara com 2.482 votos (53,94%), o MpD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%) e AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais, 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 candidatos do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
SR/CP
Inforpress/Fim