Cidade da Igreja, 14 Out (Inforpress) – A candidatura de Lourenço Lopes conheceu hoje uma nova movimentação nos Mosteiros, com o vice-presidente do MpD a liderar uma passeata com apelo ao voto, considerando “fundamental mudar a liderança local” para o melhor desenvolvimento do município.
Fernando Elísio Freire foi recebido por uma “onda jovem” que animou a passeata de Queimada Guincho à cidade de Igreja, apelando a mudança na liderança local, com o visitante a revelar que o “Governo trabalha sem discriminação, e que nos últimos quatro anos Mosteiros teve muito mais recursos”.
“O impacto na vida das pessoas foi muito menos. Isto quer dizer que a liderança local está errada e que terá de ser mudada para uma nova visão e, acima de tudo, engajada com pessoas. A liderança de Lourenço Lopes vai engajar-se com toda a sociedade mosteirense para permitir a eficácia e colocar Mosteiros na ribalta nacional”, explicou.
Disse que um município que dispõe de recursos como o café do Fogo, capacidades e potencialidades e suas gentes, devia estar num outro patamar de desenvolvimento.
Ao garantir que o Movimento para Democracia (MpD) disputa estas eleições para vencer, Fernando Elísio Freire que é ministro do Estado, afiançou que o partido que suporta a candidatura “Juntos para cuidar dos Mosteiros”, respeita o adversário, mas que tem melhor proposta e melhor candidato, provido de uma visão clara para o concelho.
A aposta em Lourenço Lopes, segundo ele, que contactou o eleitorado de forma directa, vai permitir uma maior democracia, liberdade e que os “mosteirenses consigam viver na diferença e tolerância”.
Lourenço Lopes enalteceu a vinda de Fernando Elísio Freire como “um sinal muito forte na grande mudança de 25 de Outubro” nos Mosteiros, ressalvando que desde a criação do concelho, em 1991, não obstante resultados menos positivo, o MpD continua com grande respeito e responsabilidade.
Considerou, um sinal forte do ponto de vista do futuro, de modo a promover mais parcerias, público-privadas para o desenvolvimento, com foco no empresariado local, na cooperação internacional e no sector privado.
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MPD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).
Para além da candidatura do MpD, liderada por Lourenço Lopes, está na corrida a Câmara Municipal dos Mosteiros Fábio Vieira, proponente do PAICV.
Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
SR/DR
Inforpress/Fim