Cidade de Igreja, 22 Out. (Inforpress) – O candidato do PAICV na corrida à câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, defende a introdução do “Observatório de Desempenho Autárquico” no município, como reforço de mecanismo de transparência e de prestação de contas.
Fábio Vieira lançou a ideia no comício da noite de quarta-feira no povoado de Ribeira de Ilhéu, onde manifestou a sua convicção pela “vitória expressiva” no pleito eleitoral de domingo, tendo referido à candidatura do PAICV como a única idealizada “num projecto político, ambicioso, exequível para responder às expectativa dos mosteirenses”.
Numa indirecta à concorrência, ressalvou que a sua plataforma eleitoral transmite “confiança e credibilidade” e que goza de uma “ficha limpa”, sublinhando que nunca esteve “envolvido em qualquer escândalo político, económico ou criminal”, e considerou estar abalizado em primar pela transparência, responsabilidade e prestação de contas.
Prometeu “assim que for eleito” apostar, fortemente, no reforço de mecanismo de transparência e de prestação de contas”, frisando que vai dar corpo ao “Observatório de Desempenho Autárquico” para publicar relatórios, balancetes e contas de gerência.
Também interveio o primeiro autarca dos Mosteiros, Júlio Correia, deputado nacional, que exortou a todos a votar na candidatura liderada por Fábio Vieira, ao mesmo tempo que acusou a candidatura concorrente de estar “desnorteada” com mudança de “slogans” de campanha, por falta de experiência e conhecimento do município.
Já o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, ressalvou que depois de 29 anos do poder local e 18 como presidente “chegou a hora para uma transição responsável e ordeira”.
Afiançou que “Mosteiros é dos novos municípios melhor desenvolvido”, superando inclusive o da Praia, exemplificando que “Ribeira de ilhéu, um povoado encravado entre Sumbango e Atalaia, tem água canalizada 24 horas por dia, ao passo que em Cidadela a água é auto-transportada”.
A candidatura do PAICV prossegue esta quinta-feira os contactos personalizados, descentralizados, nos diferentes povoados para encerrar a actividade de hoje com um comício à tarde em Cova Feijoal.
Nas eleições de 2016, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MPD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).
Para além da candidatura do PAICV, liderada por Fábio Vieira, está na corrida a Câmara Municipal dos Mosteiros Lourenço Lopes, do MpD.
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).
SR/ZS
Inforpress/Fim