Autárquicas 2020/Mosteiros: Candidatura do MpD extravasa as fronteiras partidárias, Lourenço Lopes

Mosteiros, 13 Out. (Inforpress) – O candidato do MpD considera que a “grande onda da juventude” à volta da sua equipa concorrente mostra que a candidatura que lidera para as autarquias dos Mosteiros no pleito de 25 de Outubro extravasa as fronteiras partidárias.

“É uma candidatura que tem gente do MpD, gente do PAICV, da UCID, e da sociedade civil. Queremos é alegria, a liberdade”, disse Lourenço Lopes, candidato na corrida à presidência dos Mosteiros, que está hoje em Queimada Guincho e Pai António a exortar a todos para uma campanha eleitoral pacífica, esclarecedora e que sirva para o reforço da cidadania e da democracia.

Para estas duas localidades fronteiriças, a candidatura “Juntos para Cuidar dos Mosteiros” deu a conhecer ao eleitorado a plataforma para trabalhar para o desenvolvimento da zona e do município nos próximos anos, tendo aclamado uma oportunidade para que o MpD, pela primeira vez, conduzir a administração local.

“Nos Mosteiros somos toda uma família, pelo que devemos evitar qualquer acto de agressividade e devemos promover o respeito pelo adversário e pelas diferenças, porque no final das contas o que vai contar mesmo é que todos estejamos a trabalhar para o melhor dos Mosteiros e de Cabo Verde”, elucidou.

Isto por considerar ser um conhecedor do ambiente político nos Mosteiros “como o vulcão do Fogo, caloroso, tenso”, tendo daí sublinhando ser essencial os concorrentes ao escrutínio eleitoral darem exemplos aos apoiantes, em como se está “numa grande festa da democracia”.

Defendeu, para além do respeito pelo adversário, que a tolerância e a liberdade sejam uma tónica permanente, convicto de que, a partir de 25 de Outubro, o município terá um presidente de câmara que irá trabalhar para todos os mosteirenses, aproveitando todos os recursos humanos e técnicos a favor do desenvolvimento do concelho.

Voltou, o candidato suportado pelo partido que sustenta o Governo, a realçar que nas eleições autárquicas de 25 de Outubro está em causa a liberdade, e exortou o actual presidente da Câmara dos Mosteiros, Fernandinho Teixeira (não é candidato) a exercer os próximos dias de gestão camarária com isenção e imparcialidade.

“É nossa obrigação permitir que toda a população, sobretudo os jovens exerçam o seu direito de voto em perfeita liberdade, no quadro da promoção da cidadania, da  liberdade, da democracia e dos Mosteiros “, asseverou.

Nas eleições de 2016, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MpD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).

Para além da candidatura do MpD,  liderada por Lourenço Lopes, está na corrida à Câmara Municipal dos Mosteiros Fábio Vieira, proponente do PAICV.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos