Autárquicas 2020/Maio: Candidatura do MpD propõe nova zona de expansão urbana na Calheta

Porto Inglês, 13 Out (Inforpress) – O candidato a vereador pelo MpD, Emílio Ramos, afirmou que a vila da Calheta está em transformação e promete, caso vença as autárquicas, criar uma nova zona de expansão urbana e concluir os trabalhos de campo relvado de treino.

Segundo Emílio Ramos, a vila da Calheta conheceu nos últimos quatro anos, “grandes investimentos”, com destaque para a requalificação urbana e trabalhos da drenagem de águas pluviais na ribeira daquela urbe, a segunda da ilha.

Este candidato a vereador pela lista do MpD liderada por Miguel Rosa, nas eleições de 25 de Outubro, lembrou ainda que já iniciaram os trabalhos da construção do campo relvado naquela vila, pelo que a prioridade vai ser a sua conclusão, realçando que a infraestrutura em apreço vai servir também os desportistas das zonas vizinhas como Morrinho e Cascabulho.

“Também pretendemos apoiar os pescadores, com a instalação de uma nova máquina de gelo, para que eles possam ter melhores condições de trabalho” frisou.

Emílio Ramos realçou, por outro lado, que a juventude vai estar no centro das atenções e neste sentido garantiu que vão continuar a apostar na formação profissional e superior da juventude calhetense, bem como ajudar jovens chefes de família com “projectos tipo” para construírem as suas habitações.

Habitação social também consta das prioridades da candidatura liderada por Miguel Rosa, que concorre à sua própria sucessão.

Neste particular, Emílio Ramos salientou que a vila da Calheta por razões da pandemia não foi contemplada com o programa de reabilitação de moradias, mas prometeu que isso vai ser uma das primeiras acções nesta vertente, além da conclusão dos trabalhos de arruamento.

Admitiu ainda a possibilidade de em caso vencerem as eleições de 25 de Outubro, trabalharem no sentido de concluírem a rede de esgoto naquela urbe, algo que vem sendo aguardado há vários anos pelos moradores da vila da Calheta.

Por ser uma vila, Ramos fez saber que pretendem “devolver” alguma centralidade à Calheta, com reactivação do centro comunitário, onde vai ser introduzido, conforme disse, um espaço que oferecerá aos moradores local “um micro serviço” de várias instituições.

Prometeu também que a cultura vai merecer uma atenção por parte da candidatura do MpD, mas sublinhou que vão trabalhar na base de diálogo com a população para juntos encontrarem a melhor solução para os seus problemas.

Além de Miguel Rosa, do MpD, concorre a estas eleições, na ilha do Maio, António Ramos, que encabeça a lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para a câmara.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do Maio, concorreram dois candidatos, tendo o MpD (Miguel Rosa) conquistado a câmara com 1.996 dos votos, (56,82%), e o OIAM (José Silva) alcançado 1.423 votos (40,51%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 5.072 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 4.822, dos quais 3.503 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

WN/FP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos