Porto Inglês, 10 Out (Inforpress) – A candidatura de MpD na ilha do Maio afiançou que com a conclusão do campo relvado, que está sendo levado a cabo na vila do Barreiro, vai impulsionar e dinamizar a prática de futebol naquela vila.
A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD) às eleições autárquicas de 25 de Outubro, escolheu hoje a vila de Barreiro e, conforme afiançou o mandatário Alírio Martins, a aposta vai ser na formação de monitores que vão servir toda ilha, e a vila do Barreiro, em particular, por ser um lugar onde sempre aparecerem “bons desportista”.
Segundo adiantou Alírio Martins, aquela vila tem vindo a sofrer com migração e até emigração dos seus jovens, por razões várias, pelo que a aposta deve ser na camada infanto-juvenil, para que haja continuidade de praticantes do desporto e futebol, em particular, e garantiu que em caso de vencer as eleições, vão apoiar na criação de escolas de iniciação a futebol e apoiar a que já existe naquela vila.
“A nossa aposta vai ser forte, tanto a nível de futebol como a nível de outras modalidades, para que os jovens possam ter várias alternativas para praticarem a modalidade que mais gostam, por isso é que já delineamos a formação de monitores como uma prioridade para podermos aproveitar da melhor forma os recintos desportivos e os campos relvados de treinos”, salientou.
Segundo ele, a vila vai estar no centro do investimento turístico que está previsto para ser implementado no próximo ano por um investidor estrangeiro, pelo que vão apostar na formação profissional dos jovens, de modo a estarem preparados para as ofertas que vão surgir com este empreendimento.
“Queremos dinamizar o centro juvenil de Barreiro para que ela venha a ser tanto um espaço de formação e informação, mas também um espaço que faça interligação com o centro de formação profissional na cidade do Porto Inglês,”, notou.
A caravana do MpD vai estar na tarde hoje na localidade de Morrinho para tentar convencer os eleitorados de que devem apostar na continuidade.
Participa na corrida à Câmara Municipal do Maio, dois candidatos, sendo Miguel Rosa do MpD, e António Ramos do PAICV.
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho do Maio, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (Miguel Rosa) alcançado 1.996 dos votos, (56,82%), e o OIAM (José Silva) alcançado 1.423 dos votos (40,51%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 5.052 eleitores (CNE), (em 2016 o número de inscritos era de 4.822, dos quais 3.503 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
WN/DR
Inforpress/Fim