Porto Inglês, 12 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV, António Ramos, afirmou hoje, que pretende construir um centro cultural e uma casa de pescador na vila da Calheta, e outras infra-estruturas sociais, por forma a transformá-la numa real vila.
Segundo afiançou o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às autárquicas de 25 de Outubro, a vila da Calheta merece uma atenção especial no sector da cultura, por ser uma urbe onde existe maior número de artistas da ilha, garantindo, caso vença as eleições, construir uma casa da cultura com amplas valências.
António Ramos afiançou que o referido centro vai servir para formação a nível musical e das novas tecnologias, onde possam fazer os seus estudo e pesquisa e na mesma direcção pretende implementar todos os serviços municipais e das outras empresas.
“Queremos também implementar em parceria com as agências bancárias um serviço de rede vint4, para que as pessoas não terem que deslocarem ao centro da ilha somente para realizarem um levamento”, frisou.
Aquele candidato salientou que a conclusão da rede de esgoto naquela vila vai ser uma das prioridades, assim como ajudar as famílias na construção de uma casa de banho para que tenham uma melhor condição em termos de saneamento.
António Ramos promete dar aos pescadores da vila da Calheta as melhores condições para prática das suas actividades com a construção de uma casa para classe e também a instalação de unidade de produção de gelo.
“Queremos que os pescadores também tenham um espaço para conserva dos seus pescados, caso não conseguirem vender toda captura do dia” salientou, acrescentando que o referido espaço vai servir também para venda de materiais de pesca e confraternização
No sector do desporto, aquele candidato disse que vai relocalizar a construção do campo relvado, respeitando as exigências da população e apoiar as equipas e escolas de iniciação ao futebol, de modo que a vila possa ser ainda mais dinâmica em termos desportivos.
Dois candidatos concorrem a estas eleições, na ilha do Maio, sendo Miguel Rosa, do MpD, e António Ramos, do PAICV.
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho do Maio, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (Miguel Rosa) alcançado 1.996 votos, (56,82%), e o OIAM (José Silva) alcançado 1.423 votos (40,51%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 5.052 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 4.822, dos quais 3.503 votaram).
A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
WN/DR
Inforpress/Fim