Autárquicas/Fogo: Perto de sete dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe exercem direito de voto

São Filipe, 13 Out (Inforpress) – Cerca de sete dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe, de um total de 88 que estão neste estabelecimento prisional, exercem quarta-feira, 14, o direito de voto de forma antecipada.

O delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Francisco Tavares, avançou à Inforpress que 69 reclusos pediram para exercer, de forma antecipada, o direito de voto e que a votação acontece esta quarta-feira, respeitando o estatuído no artigo 214º do Código Eleitoral em vigor.

Do total dos reclusos que requereram o voto antecipado a esmagadora maioria são do município de São Filipe (67), um de Santa Catarina do Fogo e um dos Mosteiros.

Segundo o delegado da CNE apenas os reclusos solicitaram o voto antecipado não obstante a lei permitir que algumas categorias profissionais possam votar antecipadamente como marítimos, profissionais de saúde, doentes hospitalizados, jornalistas, militares e outros.

Para a realização da votação antecipada a CNE enviou, no último domingo, os boletins para o efeito.

Além da votação antecipada a delegação da CNE promove, a partir de quarta-feira, uma acção de formação para todos os membros das 71 mesas de assembleia de voto e dos fiscais, sublinhando que quem não participar na formação será excluído das assembleias de voto.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.

JR/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos