Assomada, 06 Out (Inforpress) – O candidato do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina afirmou hoje que o sector económico é uma das “grandes apostas” da sua recandidatura, estando inserido numa estratégia de desenvolvimento e criação de emprego para todo território municipal.
José Alves Fernandes, que concorre à sua própria sucessão à presidência daquele município do interior de Santiago, nas eleições de 25 de Outubro, sob o lema “Ba pa frente (Seguir em frente)”, falava à Inforpress a propósito da sua plataforma eleitoral para os próximos quatros anos, informou que, além do sector económico, prevê a criação de um parque industrial e mais outros seis “pilares estratégicos”.
Na agricultura, vaticinou um sector moderno, com introdução de novas tecnologias e culturas e, ainda, investimentos na mobilização de água, através da dessalinização.
No sector turístico, adiantou que vão apostar num turismo sustentável, estratégico e diversificado, que gere emprego e investimentos, sobretudo de imigrantes santa-catarinenses e virado para a cultura.
É que, segundo ele, o sector cultural é um “grande atractivo económico”, daí a razão do mesmo estar alinhado ao turismo para que possa trazer “mais oportunidades e projectos”.
No desencravamento, propôs a continuidade no acesso a estradas, electrificação, sinais de comunicação, e ainda na massificação de ligações domiciliárias água e reabilitação das moradias, incluindo a reabilitação e construção de casas-de-banho.
Já no comércio, adiantou que vão dar continuidade à organização deste sector informal, com forte aposta na segurança e organização administrativa, com ênfase na criação da Polícia Municipal.
Para o sector da pesca propõe uma pesca semi-industrial nas duas vilas piscatórias (Rincão e Ribeira da Barca) com grande aposta na recuperação dos dois centros de transformação do pescado.
Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais no concelho de Santa Catarina, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (José Alves) alcançado 7.705 votos, (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 votos (47,17%).
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).
FM
Inforpress/Fim