Nova Sintra, 25 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Clóvis Silva, reconheceu a sua derrota e parabenizou o candidato do MpD, vencedor das eleições autárquicas na Brava, e garante que não vai desistir da ilha.
Numa primeira reacção aos resultados apurados, Clóvis Silva realçou que é preciso saber ser “bons vencedores, mas também bons perdedores”.
Daí, avançou que já entrou em contacto com o candidato adversário para parabenizá-lo, acreditando que o adversário foi “mais eficaz” e conseguiu cativar mais as pessoas, tendo obtido um “resultado positivo”.
“Não podemos nunca pensar que é o povo da Brava que não nos quer porque temos um número que acreditou na nossa proposta, no nosso projecto, mas a maioria não acreditou, daí temos que saber aceitar”, disse o candidato, avançando que a solução é aceitar, mas de “cara levantada”.
Realçou ainda que já conversou com os outros candidatos da lista, mostrando-lhes que “não é nada” que perderam, porque foram as pessoas da Brava que decidiram, e que há um papel a cumprir, pois, há deputados municipais.
“Temos que participar porque temos interesses da Brava para defender, o povo decidiu que temos que ficar na oposição e vamos fazer uma oposição digna”, finalizou Clóvis Silva.
Para estas eleições, na Brava, estavam inscritos nos cadernos eleitorais 4.683 eleitores, incluindo nove estrangeiros, distribuídos por 26 mesas de assembleias de voto, onde o MpD venceu com 1.562 votos, que correspondem à 54,8 por cento (%), PAICV 1.239 correspondente a 43,5 %, 1.827 abstenções, 25 votos nulos e 22 votos em branco.
A nível nacional, participou na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).
MC/ZS
Inforpress/ Fim