Nova Sintra, 12 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Brava apelou no domingo ao voto de confiança para continuar a apoiar os jovens em todos os sectores.
Francisco Tavares falava à imprensa durante uma actividade realizada pelos jovens de Nossa Senhora do Monte, que juntou jovens de quase toda a ilha e aproveitou para passar a mensagem da sua equipa e a plataforma, no que tange à juventude.
Para esta camada, realçou que as propostas vão desde o sector da educação, onde inclui o transporte escolar gratuito, subsídios para formação técnica e superior nas universidades e escolas técnicas de Cabo Verde, entres outras necessidades para intervenção.
Mas também, este contacto serviu para reforçar a aposta na formação profissional na Brava e ainda, no âmbito do desporto, avançou que vão continuar a investir na melhoria das infra-estruturas existentes.
Em específico para o centro de Nossa Senhora do Monte, avançou que é preciso continuar com a requalificação urbana, explicando que no mandato anterior só nesta localidade fizeram seis arruamentos.
Entretanto, acentuou que há outros locais já identificados que necessitam de arruamentos de ligação, elencando o de Tomé Barras a Pedra Molar e Cutelo Mantxupa.
Não obstante, a questão dos arruamentos, sublinhou que também há que continuar a requalificação e o apoio às famílias mais carenciadas na reabilitação das suas casas, avançando que no mandato anterior, somente no centro de Nossa Senhora do Monte, cerca de trinta famílias se beneficiaram nesta área.
Também, reforçou que é de continuar as políticas transversais para todas as localidades de apoio às famílias no âmbito da saúde, da formação e do desporto.
No quesito desporto, apontou a reabilitação do polivalente de Nossa Senhora do Monte, onde já há “dinâmica económica” no espaço com três lojas, um ginásio prestes a se abrir.
No próximo mês, informou que no local vai ser aberto uma lanchonete, demonstrando ter quase a certeza de que vai ter jovens que fizeram a formação na área da cozinha ministrada na Brava e que terminou no passado mês de Agosto.
“É uma dinâmica que vai continuar para fazer a Brava cada vez melhor, mais bonita, e levar para a frente sempre”, finalizou Francisco Tavares.
Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, na Brava, estão inscritos 4.683 eleitores, incluindo estrangeiros, distribuídos por 26 mesas de assembleia de voto (em 2016 o número de inscritos era de 4.435, dos quais apenas 2.836 votaram).
Nas eleições de 2016, concorreram neste concelho, o MpD (Orlando Balla), que conquistou a câmara com 1.673 votos (58,99%), e o PAICV (Manuel Gomes) 1.111 votos (39,17%).
A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).
MC/ZS
Inforpress/Fim